Casa projetada para dois apaixonados por livros
Os ambientes foram todos desenhados pensando em nichos e prateleiras para abrigar a grande paixão do casal de moradores: os livros
Os moradores dessa casa no Brooklyn, em Nova York, são uma artista, poeta e professora e um administrador da seção de literatura e poesia de uma biblioteca – um casal apaixonado por livros.
Por isso, contrataram o escritório BFDO Architects para criarem espaços em que os livros são os grandes protagonistas. Outro ponto importante era que o o projeto incorporasse acomodações criativas para os dois gatos – incluindo maneiras para que os bichos escapassem de convidados inesperados.
O resultado é um décor alegre, convidativo, iluminado e bastante aconchegante – com espaços para livros espalhados por todos os cantos. A sala de estar tem uma parede inteira com nichos e também comporta uma área de circulação e fuga para os gatos – há passagens que dão nos quartos do segundo andar da casa.
Em uma parte desta parede, há também uma obra de arte projetada pela proprietária. Trata-se de uma sala em miniatura com uma reprodução da porta de entrada da casa real.
Uma claraboia central fornece mais luz natural, vinda do andar de cima, para esta área principal. Tapetes ajudam a delimitar os ambientes: sala de estar, sala de TV, sala de jantar e cozinha.
No segundo andar, um estúdio para a artista e poeta ocupa a parte de trás da casa e conta até com uma pequena varanda. Ali, uma espécie de ninho elevado serve para que ela consiga se reservar para escrever e criar. A estrutura foi feita com madeira reciclada da casa. Esse processo de reaproveitamento de materiais da casa original foi feito sempre que possível, como foi o caso de maçanetas e ferragens de madeira existentes e do piso de pinho.
Repare, na foto acima, na saída estratégica para o gato neste quarto do segundo andar da casa.
Na parte de trás, uma parede de vidro nos dois andares inunda os interiores de luz natural e, do lado de fora, escadas conduzem ao quintal dos fundos.
Confira, a seguir, mais fotos do projeto: