Casa no Pará com área de convivência acolhedora e décor rústico
O projeto do Estúdio Casa G foi construído como um refúgio para os proprietários fugirem da cidade e aproveitarem a natureza ao redor
O Estúdio Casa G projetou esta residência na floresta tropical brasileira criando uma casa dentro da estrutura de concreto existente e construindo um novo espaço social. O projeto está localizado nas proximidades de Belém (PA) e serve como um retiro para os proprietários escaparem da cidade.
A estrutura principal da casa já existia, mas em uma configuração de décadas atrás. Para acelerar a construção, os arquitetos do Estúdio Casa G optaram por mantê-la e criar uma espécie de caixa no formato de uma casa por dentro. O espaço que ficou entre a estrutura já existente e o que foi construído foi usado para estabelecer espaços sociais. São áreas cobertas, mas não fechadas, o que é ideal para o clima amazônico, quente, mas chuvoso.
Esta área social inclui mobiliário para relaxar, espaços para refeições e assentos ao ar livre. O espaço é rodeado por colunas e grandes aberturas para apreciar a paisagem ao redor. Em um dos corredores, há uma árvore de eucalipto bem no meio da construção.
Na casa, de 300 metros quadrados, há uma cozinha, uma pequena sala de estar e três quartos.
De acordo com os arquitetos, esta construção busca uma relação interpessoal entre os moradores e os convidados que podem desfrutar de um grande espaço livre em dias festivos.
Paredes de tons claros e pisos com revestimentos coloridos contrastam com o aspecto áspero da estrutura de concreto da casa, dando uma sensação tropical ao projeto. O décor também inspira hospitalidade e calor.
LEIA TAMBÉM: Casa na África do Sul se mistura com a paisagem praiana
Fonte: Dezeen