Casa no interior de SP ganha decoração moderna e aconchegante
Em uma área de 1.100 m², esta casa assinada pelo escritório Larsson Mantovani é o canto perfeito para receber visitas
Localizada no condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, esta casa se transformou em um refúgio perfeito para uma família no interior de São Paulo. As arquitetas Monica Larsson e Inah Mantovani, do escritório Larsson Mantovani, foram as responsáveis pela decoração de interiores da residência, que ocupa uma área de 1.100 metros quadrados.
Com dois filhos pequenos, um menino e uma menina, o casal desejava uma casa ampla e aconchegante, onde fosse possível passar um tempo em família e ainda receber amigos e familiares. Por ser no interior, o projeto recebeu uma ala de hóspedes separada das áreas íntimas, garantindo mais privacidade para as visitas.
Para fugir do estilo rústico, tradicional em casas de campo, o living segue uma decoração contemporânea. Mas, ao mesmo tempo, as arquitetas queriam aproveitar a natureza que existe em torno da construção. Para isso, optaram pelos móveis em grandes proporções: sofás e mesas com medidas em torno de 3 metros. Em tons neutros, eles deixam o ambiente moderno e clean.
No hall de entrada, a lareira garante ao projeto a cara de casa de campo. As áreas de convivência são bem amplas e com pé direito duplo, permitindo a entrada de luz e ventilação naturais. A escolha dos móveis em tons de bege e fendi trazem sofisticação à decoração. Destaque para as poltronas Saarinen e sofá Dpot.
Integrada ao estar, a sala de jantar, planejada para 12 pessoas, foi equipada com um espelho que reflete a natureza para dentro de casa. Para privilegiar a vista, as arquitetas colocaram uma tela solar e chales laterais que servem de moldura para as janelas.
Ao lado do jantar, as arquitetas instalaram uma adega climatizada e fechada com vidro, que permite maior integração com o living. A mesma pedra da fachada foi utilizada no interior do espaço, bem como a marcenaria em madeira nogueira.
Promovendo a integração entre o living e a varanda, foram usados móveis nos mesmos tons do interior da casa. Para diferenciar os espaços, as peças refletem um estilo mais despojado em madeira e fibra.
O destaque da varanda fica por conta do jardim vertical feito com vasos, instalado atrás do sofá branco. A composição leva mais cor e vida ao ambiente, além de otimizar a utilização do espaço.
A área externa tem paisagismo de Luis Carlos Orsini. Além da piscina com borda infinita, destaque para o grande futton voltado para a paisagem, onde se pode tomar banhos de sol e contemplar a natureza em momentos de descanso.
Na área da piscina, o espaço gourmet foi feito para ser independente da cozinha, sem precisar usar os utensílios da cozinha principal da casa.O projeto começou pela escolha dos eletrodomésticos da Viking: churrasqueira, coifa, cooktop, geladeirinha e maquina de gelo. As portas de correr permitem que se faça o uso de dia, com elas abertas e também garantem um maior aconchego para refeições a noite, quando são fechadas.
Na cozinha, o tom cinza é predominante nos móveis desenhados pelas próprias arquitetas e executados pela marcenaria Silvestre. Para contrastar e trazer mais cor para o ambiente, as arquitetas optaram pelas banquetas Dpot e eletroportáteis na cor amarela. O forno, fogão, coifa, refrigerador, lava-louças e microondas todos da marca americana Viking, rodeiam a bancada com cooktop no centro.