Casa na serra tem marca de Chicô Gouvêa em todos os detalhes
O arquiteto cuidou deste projeto do começou ao fim: sua marca está impressa em cada canto da casa onde uma numerosa família descansa nos fins de semana em Itaipava, RJ
A principal ideia para o início deste projeto era fazer uma casa bastante espaçosa, mas que ao mesmo tempo não parecesse grande. Missão que, a princípio, pode soar contraditória, mas não para o arquiteto e designer carioca Chicô Gouvêa, acostumado a criar ambientes acolhedores e cheios de detalhes que encantam o olhar e abraçam os sentidos. Em uma viagem ao Recife, durante um passeio pelo mercado municipal da cidade, Chicô observou a estrutura metálica do lugar e, a partir daí, surgiu a primeira inspiração. Com esse recurso de construção, a obra foi rápida – a implantação durou cerca de um mês, e parte das vigas e colunas pôde ficar aparente. “Essa é uma casa brasileira, não é moderna nem colonial, é atual”, define o arquiteto, que optou por deixar todos os espaços agrupados em módulos, quatro ao todo, de uma forma circular, criando uma sensação de acolhimento.
Com um sobe e desce de montanhas verdes ao redor, Chicô se preocupou em fazer grandes aberturas e varandas generosas para privilegiar a vista e desfrutar da iluminação natural. Dessa forma, os moradores podem aproveitar a área externa em qualquer hora do dia – quando o sol bate mais forte em um lado, eles podem ficar no outro com igual conforto. A decoração também recebeu o toque personalizado do arquiteto em todos os detalhes. “Cada quarto tem uma cor. Os clientes e eu escolhemos os tons juntos com base nos ladrilhos hidráulicos”, conta. Já as luminárias, as arandelas e os móveis de madeira foram desenhados por Chicô e vieram de sua loja, a Olhar o Brasil, assim como vários objetos e acessórios. Mesmo em meio à natureza, os cuidados para garantir um conforto primoroso vão além da estética. “A casa tem toda a tecnologia possível. O banho, por exemplo, é uma maravilha”, diz Chicô, que provou e atestou esse luxo mais do que especial.