Casa na Serra da Mantiqueira onde se ouve o som do silêncio
Rodeada pela paisagem, que vez ou outra se esconde sob a neblina, esta casa de campo é um convite a esquecer o corre-corre diário e aproveitar a natureza
Cachos de glicínias enchem de roxo o jardim durante o inverno, enquanto a sete-léguas pinta o cenário de rosa ao longo do ano. É esse contato com a natureza e a chance de notar a chegada de cada estação pelas mudanças na paisagem o que mais encanta os donos desta casa na região de São Bento do Sapucaí (SP).
“Amo ver a transformação na horta orgânica que plantamos e nas árvores ao redor”, diz a consultora de moda Fabiana Corrêa. O marido dela dá mais boas razões para pegar a estrada rumo à Serra da Mantiqueira. “Aqui conseguimos quebrar o ritmo e ficar em silêncio, respirar ar puro, observar as estrelas no deque, ver a Lua nascer”, complementa o médico Antônio Carlos de Souza Aranha.
Construída com pilares e vigas de eucalipto e paredes de tijolos coloridas com pigmentos naturais, a casa, de 525 metros quadrados, é obra do arquiteto Ernesto Tuneu. Os materiais, além de garantir o estilo rústico que a dupla queria, ajudam a tornar a casa quentinha e aconchegante.
O décor mistura peças encontradas em antiquários e leilões, uma coleção de tapetes raros – que Antônio garimpa mundo afora –, e móveis desenhados pelo arquiteto, como um armário de pínus, colocado na sala de estar, usado para guardar louças inglesas, utensílios alemães de prata e objetos produzidos por artesãos locais. Repleta de afeto e história, a casa, mesmo grande, tem o clima de um chalé na montanha.
Não por acaso, virou o local predileto para receber amigos, passar as férias ou simplesmente relaxar em frente à lareira ou na varanda aberta para a paisagem.
VEJA TAMBÉM: 5 PASSOS 1 CANTINHO: Como montar 1 cantinho de inverno na área externa em 5 passos: