PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casa na Serra da Mantiqueira onde se ouve o som do silêncio

Rodeada pela paisagem, que vez ou outra se esconde sob a neblina, esta casa de campo é um convite a esquecer o corre-corre diário e aproveitar a natureza

Por Reportagem Visual: Olivia Canato | Texto: Leticia de Almeida Alves
Atualizado em 19 Maio 2022, 14h18 - Publicado em 24 set 2017, 09h00
01-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
À esquerda, a manta com cinta de couro veio da Artefacto. À direita, o tapete do tipo soumak, acima da lareira, é do século 19. O cesto de folha de bananeira da região comporta providenciais mantinhas para os dias mais frios. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Cachos de glicínias enchem de roxo o jardim durante o inverno, enquanto a sete-léguas pinta o cenário de rosa ao longo do ano. É esse contato com a natureza e a chance de notar a chegada de cada estação pelas mudanças na paisagem o que mais encanta os donos desta casa na região de São Bento do Sapucaí (SP).

02-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
A consultora de moda Fabiana Corrêa na entrada da casa, decorada com tapete de pele, banco-baú de antiquário e cabide mineiro. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

“Amo ver a transformação na horta orgânica que plantamos e nas árvores ao redor”, diz a consultora de moda Fabiana Corrêa. O marido dela dá mais boas razões para pegar a estrada rumo à Serra da Mantiqueira. “Aqui conseguimos quebrar o ritmo e ficar em silêncio, respirar ar puro, observar as estrelas no deque, ver a Lua nascer”, complementa o médico Antônio Carlos de Souza Aranha.

03-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
À esquerda, a chaise-longue de palhinha dos anos 1940, de estilo art déco, ficou ainda mais convidativa com o pelego e a almofada de tricô. À direita, Antônio e Fabiana conversam em frente a um dos janelões com vista para a serra. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Construída com pilares e vigas de eucalipto e paredes de tijolos coloridas com pigmentos naturais, a casa, de 525 metros quadrados, é obra do arquiteto Ernesto Tuneu. Os materiais, além de garantir o estilo rústico que a dupla queria, ajudam a tornar a casa quentinha e aconchegante.

04-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
Este armário de pínus, com portas verdes, é criação do arquiteto. As demais peças de decoração foram encontradas em antiquários e feiras. O centenário tapete tabriz iraniano apoia a mesinha com tampo de mármore, herança de família. O sofá com almofadas azuis veio da Entreposto. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

O décor mistura peças encontradas em antiquários e leilões, uma coleção de tapetes raros – que Antônio garimpa mundo afora –, e móveis desenhados pelo arquiteto, como um armário de pínus, colocado na sala de estar, usado para guardar louças inglesas, utensílios alemães de prata e objetos produzidos por artesãos locais. Repleta de afeto e história, a casa, mesmo grande, tem o clima de um chalé na montanha.

Continua após a publicidade
05-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
Um tapete do Mali colore o quarto (enxoval da Trousseau e almofada vermelha da Patterns & Colors). Criado-mudo do Depósito Santa Fé e abajur com cúpula de fibra de bananeira feita pelo artesão Miguel Gomes de Oliveira. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Não por acaso, virou o local predileto para receber amigos, passar as férias ou simplesmente relaxar em frente à lareira ou na varanda aberta para a paisagem.

06-casa-na-serra-da-mantiqueira-onde-se-ouve-o-som-do-silencio
A trepadeira sete-léguas cobre o pergolado da varanda, onde uma boa pedida é admirar a paisagem – que às vezes some sob a névoa. Sobre a mesa de tronco de árvore, vaso de cerâmica da Loja Teo e bule trazido da Alemanha. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM: 5 PASSOS 1 CANTINHO: Como montar 1 cantinho de inverno na área externa em 5 passos:

Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.