Casa em Trancoso com décor artsy tropical
Uma explosão de cores vibrantes recebe de braços abertos os visitantes desta casa, numa das áreas mais hypes da cidade no litoral sul da Bahia
O charme natural da Bahia tem um atrativo extra em Trancoso: o conjunto de construções coloridas erguidas ao redor da Igreja São João Batista dos Índios no século 16. Localizadas no Quadrado, praça que forma o centro histórico do vilarejo, elas parecem não sentir o avanço do tempo – e, inclusive, melhoram com o passar dos anos.
Que o diga a Casa das Artes, esta joia que o holandês Wilbert Das, do grupo Uxua Casa Hotel & Spa, restaurou pensando na turma que prefere curtir Trancoso hospedado numa antiga casinha de pescador (mas tendo à disposição mimos como um concierge).
Quem fica aqui, além de aproveitar a praia, pode ver de perto as combinações originais propostas pelo designer. “Quis montar um espaço inusitado e diferente de todos os outros existentes nos arredores”, explica ele. Wilbert, de fato, conseguiu: as cores mais variadas aparecem no projeto, valorizadas pela luz natural, que entra sem pedir licença.
Além da cartela capaz de misturar azul, verde, vermelho, amarelo e rosa num mesmo ambiente, chama a atenção o mix de peças únicas de mobiliário e obras de arte, assinadas tanto por artesãos nativos quanto por nomes conceituados – em sua maioria, as criações nasceram no programa de residência promovido pelo Uxua desde 2009, no qual artistas do mundo inteiro são convidados a produzir objetos tendo o vilarejo como inspiração.
O terreno, de 550 m², conta ainda com um pátio, em frente ao living, voltado para a badalação do Quadrado. Nos fundos, oferece a tranquilidade de um jardim cercado por pés de cacau. Ali, a banheira abraçada pelo deque de madeira e a varanda coberta, equipada com mesa de jantar, sofá e rede, sugerem relaxar no melhor estilo baiano.