PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casa em Paraty possui decoração afetiva e toque de verde que tranquiliza

Um casal de estrangeiros encontrou nesta morada na cidade histórica, no litoral sul fluminense, o lugar perfeito para curtir a vida com leveza

Por Reportagem Visual Zizi Carderari | Texto Luciana Jardim | Fotos Manu Oristanio
11 mar 2015, 20h46

Paraty, RJ, é repleta de tesouros naturais, culturais e arquitetônicos. O calçamento de pedras irregulares do centro histórico, o casario, os ateliês de artistas e as praias emolduradas no verde das montanhas seduzem gente do mundo todo. Tantas maravilhas também tocaram o coração da chef Lauretta da Martinica, nascida nessa ilha do Caribe que lhe empresta o sobrenome. “Quando cheguei aqui, senti amor à primeira vista. Tudo me encantava”, conta. Ex-modelo que desfilou para estilistas como Paco Rabanne e Yves Saint Laurent (1936-2008), ela vivia em Paris com o marido, o arquiteto francês Alain Demachy, e, durante dois anos, o casal alugou um refúgio para passar as férias nos trópicos. “Mas ele queria um lugar com nossa personalidade. Por isso, decidimos comprar um imóvel em Paraty.” Há 12 anos, receberam a notícia, por meio de amigos, de que uma construção colonial, restaurada na década de 1980 pelos arquitetos Renato Tavolaro e Sérgio Santoro (1948-1991), havia sido colocada à venda. “Pegamos um voo no dia seguinte. Tivemos a sorte de encontrar a casa pronta”, lembra a proprietária, que apenas pintou de verde-celadon algumas paredes, portas e janelas. Os móveis, os objetos e o enxoval vieram da França em cinco contêineres. “Mantínhamos muitas peças num depósito. Selecionamos para trazer aquilo que mais combinava com a atmosfera praiana. Depois também compramos itens de mobiliário e obras de arte em Paraty e na mineira Tiradentes a fm de garantir o tempero da brasilidade”, explica. A coleção de fotografas, tão querida da chef, merece lugar de destaque na sala, assim como os livros sobre cultura brasileira empilhados em duas mesas de centro – tudo à mão para saciar a curiosidade dos amigos. Há quatro anos, o casal escolheu fincar raízes no Brasil e, recentemente, Lauretta abriu com a sócia, Gisela Schmitt, a empresa de catering para eventos náuticos Gastromar. Agora, Paris é que virou destino de férias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.