Casa em Curitiba integrada com o entorno
Os desafios do terreno desta construção, assinada por Jayme Bernardo, eram dois: a área alagável e uma pedra de mais de 10m de altura
Uma casa compacta, com volume puro e grandes vãos envidraçados que integrassem o entorno foram os pedidos do morador desta casa, em Pilarzinho, Curitiba.
Para contornar os desafios da área, que é alagável e possuía uma pedra aflorada de mais de dez metros de altura, o arquiteto Jayme Bernardo optou por elevar a construção, extraindo e cortando um pedaço da rocha, convertida em revestimento para parte da fachada.
O grande destaque desta casa de 350 m² é a área social. O jardim vertical perto da piscina trouxe verde ao projeto.
“Simplicidade na forma e a busca pela integração do ambiente construído com o terreno foram os fatores que lançaram as regras para a concepção do projeto. Imaginamos um volume puro, que se abre, quase que emoldurando o jardim”, Jayme diz.
O interior segue esse conceito de desenho limpo e contemporâneo, com uma paleta neutra que destaca o piso escuro e as peças de design, assinadas por profissionais como Oscar Niemeyer e o próprio arquiteto.
“Os materiais se repetem durante toda residência, nuances de cinzas pretos e grafites se mesclam numa composição desprendida do óbvio”, completa.
Os pontos de cor ficam por conta dos livros e das obras de arte – algumas são do pintor Paolo Ridolfi.
Confira mais imagens abaixo:
VEJA TAMBÉM: Paraíso à beira-mar
https://www.youtube.com/watch?v=8FKkro2FezY&t=25s