Casa de Anderson Cooper em Trancoso tem 3 estilos diferentes
Nesta casa em Trancoso, o jornalista norte-americano Anderson Cooper, âncora da CNN, escolheu passar seus dias de descanso

Há lugares que nos arrebatam de maneira inexplicável e despertam a vontade de sempre voltar. Foi o que aconteceu com Anderson Cooper quando conheceu Trancoso. O fascínio que o âncora da CNN sente pelo vilarejo no sul da Bahia e seu peculiar Quadrado faz com que ele encare 14 horas de viagem com total tranquilidade. Afinal, o destino é uma casa construída especialmente para ele, no pedaço que afirma ser o melhor do mundo. O projeto foi idealizado pelo designer holandês Wilbert Das, outro forasteiro que se encantou pela Bahia. “Coloquei na construção a identidade de Trancoso por dentro e por fora. Foi um presente tocar a obra”, diz o designer, que é dono do Uxua Casa Hotel & Spa e assina outras decorações por ali. O terreno da Casa Anderson, como ficou conhecida, soma 1,4 mil m² e abriga três bangalôs, com diferentes estilos e funções: um comporta a cozinha, a sala e o escritório e os outros dois são suítes.
“Amo os materiais escolhidos pelo Wilbert para erguer as três casas separadas. Eles mostram os tipos de construção encontrados no sul da Bahia”, conta. “A estrutura encarando o Quadrado traz o estilo colonial usado pelos primeiros moradores da vila. Depois vem uma suíte de pau-a-pique, como as cabanas mais simples da região. Por último, há uma espécie de casa na árvore, feita somente de madeira de demolição trazida de uma antiga fazenda recém-desmanchada”. Assim, Cooper pode receber seus hóspedes com conforto.

As portas de demolição se abrem para o jardim da frente, que dá diretamente para o Quadrado, famosa praça do vilarejo.

O azul-turquesa cobre a parede da sala de jantar, onde ficam vários relicários. As cadeiras foram feitas por Wilbert Das.

Anderson Cooper diante da porta de entrada da casa onde ficam a cozinha e a sala.

Desenhado por Wilbert Das, este sofá leva almofadas de linho tingido de azul.

O rústico e o industrial se encontram na bem equipada cozinha. Daqui saem moquecas e bobós de camarão, os pratos típicos favoritos de Cooper. “Queria aprender as receitas, pois assim poderia saboreá-las em Nova York.”

Um dos mapas antigos escolhidos pelo jornalista para decorar a casa na parede do quarto.

Na varanda da suíte, com parede de pau-a-pique, as cadeiras são um ponto de observação privilegiado para o jardim.

Espécie de suíte máster, o quarto da casa de madeira é onde Cooper se instala. Sob o pé da cama, os baús completam o estilo rústico e chique do espaço. Véu de algodão comprado no vilarejo.

Sob a suíte com estrutura de madeira, a piscina de linhas orgânicas foi inspirada nas formas de um lago. A seu redor, árvores centenárias, como a jaqueira, se destacam no jardim.
