Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casa com estilo industrial: 14 ambientes para se inspirar

Do banheiro à sala de estar, confira ideias que combinam cimento queimado, tijolinhos e cores marcantes

Por Julyana Oliveira
3 set 2023, 10h52

Quem disse que toda casa com estilo industrial é cinza? Ou que os tijolinhos à vista são indispensáveis? A verdade é que é possível investir na estética e, ao mesmo tempo, inovar na decoração.

Abaixo, listamos 14 ambientes projetados por profissionais renomados que revelam como apropriar-se da arquitetura original e combinar madeira, cores quentes e obras de arte na hora de montar a sua casa nesse estilo sofisticado. Inspire-se!

AMBIENTES COM ESTILO INDUSTRIAL PARA SE INSPIRAR

1) Neste loft de 110 m² (abaixo), os arquitetos Priscila e Bernardo Tressin, dupla à frente do PB Arquitetura, apostaram em elementos clássicos industriais, como a serralheira e a paleta de tons de cinza – repare como as linhas retas do mobiliário reforçam o estilo. Já as plantinhas tornam-se pontos de cor em meio ao décor imponente.

Decoração Industrial
Projeto dos arquitetos Priscila e Bernardo Tressin, do PB Arquitetura (Henrique Ribeiro/Divulgação)

2) Este projeto da Korman Arquitetos dispõe de bastante serralheria, revestimentos aparentes e peças afetivas. Um efeito marcante que preenche os 100 m² do loft é a combinação dos tijolinhos aparentes ao piso de porcelanato que imita cimento queimado. Gosta da ideia?

Decoração Industrial
Projeto da Korman Arquitetos (JP Image/Divulgação)

3) No projeto assinado pelo arquiteto Levy Netto, paredes foram derrubadas para criar um ambiente amplo e integrado, ao mesmo tempo que utiliza o sofá, da Lider Interiores, para separar estar e jantar. Na estrutura, Netto optou por deixar o concreto aparente, revelando vigas e pilares do apartamento. Para complementar a estética industrial, a paleta de cores transita entre tons de cinza, preto e branco.

Decoração Industrial
Projeto do arquiteto Levy Netto (Camila Santos/Divulgação)

4) Neste banheiro assinado pelo Apartamento 203, a proposta foi trazer o estilo industrial com detalhes aconchegantes. A solução encontrada pelo escritório foi contrastar os pontos cinzas e pretos do ambientes com a presença da cor Veludo Azul, da Suvinil.

Continua após a publicidade
Banheiro industrial
Banheiro assinado pelo Apartamento 203 (Suvinil/Divulgação)

5) O estilo industrial presente neste apartamento é marcado pelo brutalismo das placas cimentícias que preenchem o estar. Para trazer uma linguagem mais atemporal, a arquiteta Fabíola Paredes, do Estúdio Taco, investiu na marcenaria que equilibrou o décor sem roubar o protagonismo da parede da TV.

Decoração Industrial
Projeto da arquiteta Fabíola Paredes, do Estúdio Taco (Julia Novoa/Divulgação)

6) Já deu para notar que marcenaria e cimento queimado combinam, né? No projeto assinado pelo Loft 7 Arquitetura, a arquiteta Rafaella Grasnoff trouxe ainda trilhos de iluminação e serralheria preta que divide quarto e sala, além de uma cozinha com móveis escuros. Soluções indiscutivelmente industriais!

Decoração Industrial
Projeto assinado pelo Loft 7 Arquitetura, da arquiteta Rafaella Grasnoff (Vanilla Fotografia/Divulgação)

7) A missão que chegou às mãos da arquiteta Patrícia Martinez foi criar um apartamento prático e urbano. Os moradores, dois executivos, desejavam também sofisticação, mas sem excessos. O resultado industrial foi pontuado pela paleta de cores escuras e sóbrias e pela presença do concreto aparente. Para preencher os amplos espaços, Patrícia investiu na dupla: bom design e marcenaria.

Decoração Industrial
Projeto da arquiteta Patrícia Martinez (Salvador Cordaro/Divulgação)

8) Os moradores deste apartamento buscavam uma reforma que trouxesse o estilo industrial para os interiores, mas com ares despojados. Como trata-se de um apartamento antigo dos anos 1980, com planta original bem compartimentada, a arquiteta Cacau Ribeiro, do escritório homônimo, decidiu derrubar paredes para integrar o living e também optou por expor as tubulações. O diferencial fica por conta das cores marcantes que trazem vivacidade aos ambientes.

Decoração Industrial
Projeto da arquiteta Cacau Ribeiro (Keniche Santos/Divulgação)

9) Na suíte máster assinada pelo Studio 92 Arquitetura, a cama king ganhou uma cabeceira de madeira ripada do chão à meia parede. Na outra metade, drywall com perfis metalizados e pintura em cimento queimado lembram placas de concreto. Uma grande estante foi criada com prateleiras de cimento, portas de vidro e serralheria. Curtiu?

Continua após a publicidade
Decoração Industrial
Suíte assinada pelo Studio 92 Arquitetura (Mariana Orsi/Divulgação)

10) A proposta deste projeto foi tirar partido da laje aparente entregue pela construtora para trazer a estética industrial e também aproveitar toda a extensão do pé-direito. Além dessa solução, os arquitetos Thiago Fantato e Stéphanie Nitoli, do escritório Fantato Nitoli Arquitetura, utilizaram iluminação aparente por meio de eletrodutos galvanizados, spots e pintaram o sprinkler existente de cinza metalizado. Para complementar a estética fabril, a estante divisória é deslocada da laje e feita em vergalhões e chapas metálicas lisas e perfuradas. Que tal o resultado?

Decoração Industrial
Projeto do escritório Fantato Nitoli Arquitetura (Nathalie Artaxo/Divulgação)

11) No projeto assinado pelo escritório FGMF, toda a estrutura – lajes, vigas e pilares – foi mantida em concreto aparente. Assim como os dutos de água que receberam apenas pintura preta. A linguagem segue para o piso de placas de concreto nuas e grandes painéis móveis de aço corten. O aspecto industrial consolidado com essas definições foi consequência de um processo de criação orgânico e não um desejo de composição a ser alcançado. No entanto, a escolha do mobiliário reforça a estética fabril.

Decoração Industrial
Projeto assinado pelo escritório FGMF (Fran Parente/Divulgação)

12) Localizado no Conjunto Nacional, edifício ícone na Avenida Paulista, este apartamento de 210 m² passou por uma recente reforma assinada pelo arquiteto José Navarro. O projeto contemplou o resgate de revestimentos e da estrutura original do imóvel. O resultado é um apartamento industrial, que revela a verdade do edifício, e totalmente projetado para receber amigos e familiares.

Decoração Industrial
Reforma assinada pelo arquiteto José Navarro (José Navarro/Divulgação)

13) O efeito das cores neutras e uniformes é destaque no projeto do arquiteto Lucas Lage. Aqui, cada peça de mobiliário foi milimetricamente planejada levando em consideração o restante da decoração. Para complementar o estilo industrial, o profissional apostou na iluminação indireta que promove um jogo de luz e sombras interessante no apartamento.

Decoração Industrial
Projeto do arquiteto Lucas Lage (Estúdio NY/Divulgação)

14) Neste apartamento de 130 m² localizado na Faria Lima, em São Paulo, o arquiteto Pietro Terlizzi explorou o estilo industrial com tubulações aparentes e estruturas em concreto expostas mescladas com revestimentos. A escolha de muita madeira misturada com o concreto e cores cimentícias criaram a base monocromática para contrastar também com os elementos coloridos, presentes na cor das paredes, nos tecidos dos mobiliários e tapetes e nas obras de arte.

Continua após a publicidade
Decoração Industrial
Projeto do arquiteto Pietro Terlizzi (Guilherme Pucci/Divulgação)

Gostou das inspirações? Agora que você já sabe que é possível utilizar o estilo industrial por todos os cômodos da casa (e de forma bem criativa!), basta colocar a mão na massa.

Veja também

  • Veja 8 ambientes com estilo industrial para inspirar seu projeto!
  • Vigas expostas trazem um toque industrial a este apartamento no Rio
  • Banheiro retrô: um clássico que não sai de moda

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.