Bienal de design em Florianópolis traz mostra de designers holandeses
Os holandeses ganham mostra especial dentro do evento, que inaugura no dia 16 de maio em Florianópolis. Apresentando ideias para o futuro do morar, elesdesembarcam no Palácio Cruz e Sousa
Com curadoria de Jorn Konijn, a exposição Design Holandês no Palácio do Povo exibe peças que provocam refexão sobre a vida moderna e o papel dos objetos na relação entre os moradorese suas casas. “Queremos falar do uso dos espaçosbno dia a dia e de como o trabalho dos designers é contagiado por novos contextos, nos quais a residência pode ser, ao mesmo tempo, escritório e hotel”, afirma Jorn. A mostra, um dos destaques da 5a edição da Bienal Brasileira de Design, divide–se em duas partes. A primeira traz um circuito pelo acervo permanente do palácio, com móveis do século 19, enquanto a segunda engloba as criações holandesas como o contraponto moderno à anterior. Há, ainda, uma área para receber itens produzidos pelos visitantes em oficinas ligadas à exposição temática, que vai de 17 de maio a 12 de julho.
AGENDA PARALELA DE PALESTRAS – Nos dias 15 e 16, especialistas contam suas experiências no Seminário Internacional da Bienal, marcado para acontecer no Auditório Egon Freitag, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Entre os convidados estão o designer industrial Mugendi K.M’Rithaa, da Cidade do Cabo, que fala da criatividade inclusiva, e o premiado norte-americano Dan Formosa,que mergulha na questão: o design consegue se reinventar? Já a economista suíça Edna dos Santos-Duisenberg aborda o design sob a ótica da economia. As inscrições podem ser feitas no site https://www.bienalbrasileiradedesign/seminario e valem de 80 reais a 150 reais.