Biblioteca abraça o espaço do pavilhão esloveno na Bienal de Veneza
A estrutura cheia de prateleiras e bancos convida as pessoas a escalarem e folhearem as páginas de cerca de 300 livros
Uma biblioteca de madeira acolhedora, que envolve o espaço, é o projeto dos arquitetos eslovenos Aljoša Dekleva e Tina Gregorič para o pavilhão de seu país na Bienal de Arquitetura de Veneza. Feita não só para guardar livros, mas também para abraçar os visitantes, a estrutura cheia de prateleiras e bancos convida as pessoas a escalarem suas superfícies e folhearem as páginas de cerca de 300 livros.
Cada prateleira da Home at Arsenale é posicionada para otimizar a luz natural no espaço, que entra apenas por uma porta e uma janela. As cavidades curvas da estrutura buscam deixar os assentos mais confortáveis e objetos domésticos como um vaso, uma mesa de café e uma bicicleta trazem um ar de casa para o ambiente. A madeira foi escolhida para a instalação por sua importância na construção da Eslovênia e como uma referência às fundações de madeira de Veneza.
Os títulos da biblioteca são focados em temas sobre casa e foram selecionados por arquitetos, designers, críticos e artistas de todo o mundo, como a arquiteta mexicana Tatiana Bilbao, o designer industrial Konstantin Grcic e a crítica do New York Times Alice Rawsthorn.
Depois da Bienal de Veneza, que começa no dia 28 de maio, a instalação vai para o Museu de Arquitetura e Design de Ljubljana.