As lojas vencedoras do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores
Todos os anos, a CASA CLAUDIA e um grupo de jurados super especiais selecionam os melhores projetos de interiores do ano em dez categorias. Confira nesta retrospectiva quem já levou o prêmio por lojas
2011
Cores e sabores
A loja The Gourmet Tea, em uma badalada rua de São Paulo, tira proveito da área estreita e comprida. Assim, o balcão se prolonga da entrada ao fundo, concentrando espaço para degustação, caixa e expositores. As cores do balcão repetem os tons das embalagens dos chás e se sobressaem sobre o branco. As luminárias pendentes de diversos modelos e cores completam o visual descolado. Autores: Alan Chu e Cristiano Kato.
2012
Com atmosfera de teatro
Um antigo galpão de estrutura pré-moldada, usado como depósito de móveis, virou uma das lojas mais inventivas de Goiânia. A mudança de status coube ao arquiteto Leo Romano, que, preservando a linguagem original, projetou um espaço inusitado para a Armazém da Decoração apresentar seus produtos. Cor e textura nas paredes ajudam a valorizar, de forma cênica, o mobiliário e os objetos à venda. Colunas sinuosas vestidas de capas comparecem de um jeito divertido entre os ambientes montados. Já as cadeiras ganham um palco de exposição: mostram seu desenho em patamares escalonados, como se estivessem em um museu. Jardins verticais completam a proposta.
2013
Adega high-tech
A aparência rústica, que lembra as antigas adegas subterrâneas, comuns à maioria das lojas de vinhos, ficou de fora do projeto arrojado que Arthur Casas criou para a Mistral. Na loja conceito da importadora, em São Paulo, os corredores curvos de madeira ripada exibem grandes painéis de vidro com fundo de luz – centenas de garrafas, que parecem flutuar, convidam o visitante a se aprofundar cada vez mais no universo da enologia. Entre o espaço de exposição e vendas e a área reservada a cursos e degustações, não faltam recursos tecnológicos, como as mesas interativas, que fornecem dados sobre os rótulos, projetadas pelo estúdio multimídia SuperUber. Tudo isso de forma compacta, em enxutos 100 m².
2014
Açougue dos tempos modernos
A mistura inusitada de caixotes coloridos a mobiliário modernista reforça o conceito contemporâneo e inusitado da casa de carnes Feed, no Itaim, em São Paulo. A turma do FGMF + Projeto de Perto não economizou nas ideias e idealizou, de um lado, expositores refrigerados para armazenar as carnes e, do outro, uma comprida estante, que organiza os produtos para o preparo do alimento. Na área gourmet com iluminação zenital, uma árvore, rodeada de plantas, brota no centro da construção.
2015
Tradição farmacêutica
Inaugurada há 140 anos no centro do Rio de Janeiro, a primeira botica Granado teve seu esplendor resgatado por Jorge Nascimento e Guilherme Saggese. Amparada por pesquisas, a dupla reproduziu os pisos de ladrilhos hidráulicos, os móveis da época e as vitrines originais. A iluminação indireta – bem como a parede de tijolos de demolição – também ajudou a recriar o ambiente do século 19. “A história arquitetônica da farmácia foi contada novamente”, considera Jorge. De tão fiel e inovadora, a proposta se transformou em conceito para as 36 lojas da marca.