Arquiteto transforma fábrica abandonada em casa espetacular
A fábrica dos anos 70 foi transformada em um verdadeiro palácio, que hoje é o lar do arquiteto Ricardo Bofill
Uma antiga fábrica de cimento em Barcelona deu lugar a um verdadeiro palácio graças ao trabalho do arquiteto Ricardo Bofill. Construída durante a Primeira Guerra Mundial, a estrutura foi recuperada e totalmente transformada pelas mãos do profissional, que fez da construção seu novo lar.
Antes abandonada, a fábrica ganhou vida com uma nova vegetação e a integração entre os ambientes interno e externo. As chaminés industriais foram substituídas por exuberantes jardins e janelas bem amplas, que conferem ao projeto um aspecto de ruína romântica.
LEIA MAIS: Armazém antigo é transformado em restaurante luxuoso em Londres
As obras da nova construção ainda estão em andamento e Bofill compara o projeto a sua própria vida, e como suas percepções para o futuro estão em constante mudança, assim como a fábrica.
LEIA MAIS: Cidade Matarazzo será transformada em um hotel de luxo
Comprada por ele em 1973, a fábrica passou por um processo de desconstrução para se adaptar ao estilo de vida moderno. O exterior de concreto aparente recebeu uma vegetação viva com grama, eucaliptos, palmeiras e oliveiras, enquanto a estrutura interior foi adaptada para servir de moradia para Bofill. “Tenho a impressão de viver em um universo fechado que me protege do exterior e da vida cotidiana”, diz o arquiteto.
“A fábrica é um local de trabalho por excelência. A vida aqui é uma sequência contínua, com pouca diferença entre trabalho e lazer”, afirma Bofill, que continua trabalhando no projeto de seu novo lar.
LEIA MAIS: Antiga caldeira é transformada em uma pequena casa
Para dar continuidade às obras, Bofill e sua equipe trabalham em um estúdio construído dentro da antiga fábrica.
Fonte: Bored Panda