Área de lazer na fazenda reúne pais, filhos e netos
Madeira certificada, materiais nobre e cores inspiradas na natureza foram as escolhas do arquiteto para criar uma área que servisse a todos da família
Assim que colocou os pés na fazenda de dimensões mais do que generosas, localizada no interior de São Paulo, o arquiteto René Fernandes Filho ficou com vontade de dar um mergulho no lago que fica dentro da propriedade. Por mais incrível que possa parecer, não havia como chegar lá. Tampouco havia mirante ou estrutura projetados para admirar o acidente geográfico natural que é a joia desta propriedade. Ali o profissional teve a ideia de sugerir ao casal de donos que reorganizasse a área de lazer da fazenda, que até aquele momento tinha apenas quadra de squash e piscinas, com alas de estar acanhadas e sem vista para o lago. “A circulação não acontecia de maneira natural, e o projeto original precisava ser atualizado, pois os proprietários desejavam uma academia de ginástica, um spa com sauna, área de massagem e gazebos amplos e convidativos”, lembra René.
Como René Fernandes Filho fez seu projeto
Em menos de um ano, a reforma ficou pronta (o esqueleto e a implantação do projeto original são do escritório de Luiz Fernando Rocco). Muito antes de apresentar sua criação aos proprietários, René foi convidado parajantar na casa paulistana do futuro cliente. Naquele momento, ele entendeu que o objetivo da reforma era facilitar a convivência da família, que é grande. “Chegam a circular mais de 40 pessoas nos fins de semana na fazenda, entre pais, filhos, netos, noras, cunhados e amigos”, conta o arquiteto, que também percebeu que as exigências do casal eram genuínas e bastante antenadas com o mundo em que vivemos hoje em dia, que clama por sustentabilidadee consumo correto. “Um dos poucos pedidos foi a utilização de madeira certificada para a construção de deques e pergolados”, completa.
Cores e revestimentos seguiram uma paleta sóbria e de acordo com o ambiente de fazenda. “É como se o que foi colocado ali reverberasse o ambiente de natureza, com muito verde e azul. Tudo é simples e elegante”, diz Adriana Rossi, sócia de René, que também se envolveu no projeto. A nova configuração apresenta um terraço de madeira com vista para o lago. Dali, o visitante segue para a área das piscinas, também remodeladas (antes eram três, revestidas com pastilhas de cores diferentes, hoje têm linguagem visual unificada). Ao lado, construções novas, como o spa e a academia, toda equipada e envidraçada, com vista para a propriedade. “O conjunto ficou harmonioso e para ali a família escapa nos fins de semana e em datas festivas”, conta René, certo de que entendeu as relações humanas para realizar um sonho.