Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aproveite o tempo seco para lavar a roupa pesada. Confira estas dicas

Saiba por que agora as roupas secam rapidamente e veja como lavar e guardar cobertores, edredons, malhas e casacos para a próxima temporada.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 09h54 - Publicado em 16 set 2019, 14h07

A gente sofre muito com a baixa umidade do ar, mas para secar roupas ela é perfeita! Então, aproveite o clima seco e coloque para lavar toda aquela roupa pesada – que, inclusive, agora com o fim do inverno deve ficar guardadinha no armário.

A explicação técnica para a rapidez da secagem é que o ar seco facilita o agrupamento das moléculas de água que saem do tecido – na prática, isso significa que se você lavar um edredom de manhã e deixar no varal em local ventilado, mesmo que na sombra, é provável que ele esteja sequinho no fim da tarde.

Se animou para pôr a roupa em dia? Anote essas dicas de lavagem e secagem da personal organizer Arlete Roschi, da Ô Lá em Casa:

  • Antes de enfiar cobertores, edredons, casacos e cia na máquina, olhe a etiqueta de cada peça. “Nela constam as informações de como o tecido deve ser lavado, se pode ir à máquina, se deve secar ao sol, na sombra…”, enumera Arlete.
  • Se a peça puder mesmo ir para a máquina, veja se o peso é adequado: “Geralmente, máquinas com capacidade para 10 kg lavam bem um edredom de casal, já os queen e king só em eletrodomésticos de 15 kg”, diz.
  • Pendure a roupa no varal bem esticadinha, deixe por algumas horas e vire a peça para garantir a secagem completa.
  • Mesmo que você perceba que a peça esteja seca, deixe mais um pouco no vento. Guardar o tecido com o mínimo de umidade pode gerar a formação de fungos e mofo.
  • “Dê preferência ao sabão líquido, pois ele sai melhor no ciclo da lavagem. Caso use a versão em pó, dilua antes de pôr na máquina”, aconselha a personal organizer.
  • Não lave edredom de fibra sintética com amaciante. “O tecido interno do recheio da peça pode perder o seu formato original e ficar bem mais fino, perdendo sua função de acolchoar”.
  • Depois da secagem completa, se for guardar a roupa pesada no armário para a próxima temporada de frio, dê preferência a embalagens de TNT. “Esse material permite que a peça respire e, ao mesmo tempo, fique protegida da poeira”, finaliza Arlete.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.