Apê tem décor que mescla design elegante com tijolinhos aparentes
O revestimento rústico está presente na maior parte dos ambientes, mas convive com peças de linhas finas, couro e veludo, que equilibram a decoração
A integração de ambientes é uma tendência na decoração. Neste apartamento de 102 m², em Belo Horizonte (MG), a unificação de espaços era essencial para o casal de moradores. Eles queriam que o apê ficasse mais agradável para receber os amigos.
Para deixar o décor mais convidativo, paredes foram derrubadas e revestimentos mais rústicos foram aplicados. Tijolinhos aparentes estão presentes em quase todos os ambientes, aquecendo os espaços. “Para equilibrar, os outros materiais escolhidos são mais neutros, sóbrios e com texturas mais lisas. A iluminação ajuda a enaltecer o décor”, diz o arquiteto Junior Piacesi, do escritório Piacesi Arquitetos Associados, responsável pelo projeto.
O design e os materiais dos mobiliários também foram pensados como forma de contrapor este ar rústico do tijolinho. Assim, formas finas, couro e o aveludado do sofá Soane deixam a decoração do apartamento elegante.
Segundo o arquiteto, a mistura de cores foi um desafio. “Ao mesmo tempo em que o tijolinho conversa bem com os tons neutros do cimento do piso e a marcenaria clara, foi necessário escolher cuidadosamente os demais mobiliários e adornos para não carregar o décor, mas também não deixá-lo sem vida”, explica. Dessa forma, a análise do círculo cromático foi importante para chegar a um resultado harmônico. “O quadro acima do sofá verde demonstra como a combinação de alaranjado, verde e roxo funcionaram bem”.
Na cozinha e na sala de jantar predominam o preto e o branco em revestimentos e materiais mais minimalistas – tudo para manter o equilíbrio.
O quarto segue a mesma linha do décor da área social, mas com uma pegada mais forte dos lofts nova-iorquinos, em que a mistura do tijolinho e da cor preta resulta em um estilo bastante industrial.