Apê paulistano com décor que explora materiais naturais
Madeira, couro e palhinha compõem um mix que valoriza as texturas e dá sensação de aconchego aos ambientes
O casal de moradores deste apartamento de 110 m² no bairro do Jardins, em São Paulo, gosta de cozinhar e de receber a família e os amigos. Para facilitar o dia a dia, a arquiteta Lucia Manzano optou por integrar a sala de estar e jantar com a cozinha. “Isso também trouxe mais amplitude ao espaço”, justifica. Parte de um dormitório foi integrado à sala para acomodar o móvel da TV e deixar o ambiente mais espaçoso.
O imóvel fica em um prédio da década de 1960 e precisou de uma grande reforma com troca total de hidráulica, elétrica e caixilhos (os originais eram de ferro e as venezianas de madeira). Mas a localização e a possibilidade de ter um apartamento amplo com janelas bem generosas, muito bem iluminado e ventilado, foram os pontos fundamentais para os moradores toparem a reforma. “Além disso o apartamento também tinha uma planta que viabilizava facilmente a integração das áreas sociais conforme eles queriam”, diz Lucia.
Móveis herdados deveriam fazer parte do décor, como a Poltrona Mole, que era da avó da moradora e o sofá italiano Maralunga.”O casal gosta muito de madeira e materiais naturais, assim optei por tecidos, couro e palhinha, fazendo um mix que valoriza as texturas e dá sensação de aconchego”, explica a arquiteta.
Para ajudar na integração entre os ambientes, o piso em taco de madeira chega até a área da cozinha. E, somente na faixa em frente à geladeira, fogão e pia, foi adicionado ladrilho hidráulico, que ainda dá cor e movimento ao décor.
As paredes brancas funcionam de pano de fundo para que a profissional pudesse usar algumas cores em pontos específicos. Elas também ajudam a dissipar a luz natural que invade o espaço durante o dia. Luminárias e abajures garantem uma iluminação pontual durante a noite.
No corredor para os dormitórios, as paredes ganharam quadrinhos com fotos.
O dormitório do casal segue um décor com cores neutras e claras, enquanto o quarto dos hóspedes ganhou uma cama feita com pallets e uma poltrona bastante confortável.