Apê no Rio de Janeiro com pé direito alto e estilo francês
O projeto do francês Jean de Just buscou trazer traços modernos e uma atmosfera aconchegante para o interior do apartamento
Um casal de franceses, ele, empresário, dono de restaurante, ela, representante de marca de champanhe francesa, queria que o apartamento de 170 metros quadrados na Praia do Flamengo no Rio de Janeiro (RJ) tivesse um misto de França e Brasil.
O arquiteto Jean de Just, também francês, buscou trazer traços modernos e uma atmosfera aconchegante para o interior. “Com o pé direito alto, a impressão é de que, por dentro, se trata de um apartamento parisiense, que tem como característica misturar vários estilos”, diz Jean de Just.
LEIA MAIS: Casa Carioca: conheça o novo guia de contatos para quem pretende reformar a casa
Para o arquiteto, a luz foi o ponto de partida do projeto. “Eu adorei este apartamento porque conseguimos trazer luz natural para o imóvel todo. E pelo fato de o apartamento não ter muitas janelas, tive que buscar soluções para a luz entrar. Por isso, fizemos a cozinha com paredes de vidro e o closet aberto com o banheiro”, explica Jean.
A maior dificuldade foi em termos de layout, já que a base do apartamento é em L. A sala de jantar é integrada à sala de estar e, apesar de contar com uma base neutra, o décor não economiza nos pontos de cor – principalmente laranja e azul.
Quarto, banheiro e closet possuem o mesmo tom de verde nas paredes. O piso de madeira dá uma sensação de continuidade e ajuda a trazer aconchego aos ambientes.
LEIA MAIS: O antigo encontra o novo: por dentro do hotel 55/Rio
No quarto, detalhes em laranja ajudam a trazer vibração para o ambiente, que também conta com mix de texturas.
No banheiro, os espelhos posicionados lateralmente à janela dão a sensação de que são portas e adicionam mais charme ao ambiente.
A pequena sacada, como todos os outros ambientes, parece convidar para um momento de descanso e apreciação da vista ao redor – que conta até com o Cristo Redentor.