Apê industrial em SP com tudo à vista
Nada fica escondido neste loft de 100 m2, inspirado nos galpões de Nova York. Aqui, os ambientes são integrados e os armários não têm portas
Livre de paredes internas, este loft, no bairro paulistano de Pinheiros, foi pensado em cada detalhe pelo diretor financeiro Marcos Fang Tam, que divide seu tempo entre o escritório, a casa e a prática do triatlo. “Sempre gostei do estilo industrial e de ambientes abertos, com pouca ou nenhuma separação”, explica.
Após encontrar um imóvel com essas características, ele contratou as arquitetas Simone Saccab Viana e Hanna Brancalião para deixá-lo com o seu estilo. As profissionais aproveitaram elementos arquitetônicos do projeto do prédio, assinado por João Armentano, como os tijolos à vista e a estrutura metálica. Além disso, planejaram um décor charmoso, com pinceladas de tons terrosos e espírito despojado.
“Na decoração, começamos pelo sofá. Demoramos bastante para definir uma peça que unisse estética e conforto”, explica Simone. Mesmo procurando de loja em loja, elas não encontraram o modelo ideal pronto. Por isso, resolveram desenhar uma peça exclusiva. Os outros móveis e acessórios foram escolhidos com o mesmo cuidado e, muitas vezes, na companhia do morador. “Garimpamos peças em antiquários e galpões. Numa dessas buscas, encontramos a poltrona de balanço”, diz Hanna.
Fora as questões estéticas, também era importante investir num mobiliário prático. “Quis ter armários sem portas, que me trazem a sensação de continuidade e fluidez. Complementei esses móveis com caixas e baús”, explica o morador. A ideia tem ainda outra vantagem: como tudo fica à vista, manter os pertences sempre organizados vira uma necessidade básica.
Seguindo o conceito do projeto, o quarto, no mezanino, é totalmente integrado – nem o banheiro exibe paredes e o closet foi montado só com araras.