Apê em Porto Alegre mistura referências catalãs e brasileiras
Os moradores viveram por uma década em Barcelona e trouxeram inúmeros móveis e objetos de suas viagens pela Europa, norte da África e meio oriente
Referências catalãs, nórdicas e muitas pitadas de brasilidade estão por cada canto deste apartamento de 97 m² em Porto Alegre. O projeto assinado por Camila Cavalheiro buscou na personalidade dos moradores a identidade do décor. O casal, com um filho pequeno, viveu por uma década em Barcelona e voltou para a capital gaúcha no ano passado, após ter viajado pela Europa, norte da África e meio oriente, de onde trouxe inúmeros móveis e objetos.
“Mesmo com todos os objetos oriundos do exterior, busquei dar uma identidade nacional ao trabalho. É bonito quando você olha um projeto e sabe onde ele está localizado, você percebe que houve uma preocupação em não estar totalmente alheio ao contexto”, destaca a arquiteta.
A tropicalidade brasileira aparece na vegetação, com samambaias e costelas-de-adão pela sala e palmeiras no pátio interior. Na suíte, o papel de parede tem palmeiras estampadas. Além disso, a decoração inclui muitos materiais orgânicos, como madeira, sisal, palha e cortiça.
A cozinha, trazida de Barcelona, foi customizada para o novo espaço. As referências nórdicas aparecem na madeira e na cor branca. Não há azulejos, e o backsplash é feito de compensado naval revestido por fórmica branca. Os furinhos permitem que prateleiras, barras e ganchos para utensílios domésticos sejam pendurados e se movam de acordo com as necessidades do usuário. Candelabros vietnamitas de bambu foram transformados em luminárias e posicionados sobre a mesa de jantar.
Na sala de estar, uma das paredes foi revestida de tijolos fabricados em uma olaria porto alegrense com as dimensões, texturas e cores desejadas pela arquiteta. O clima nórdico também aparece no minimalismo do branco presente no sofá principal e no mármore do tampo da mesa e da lareira ecológica. Do Marrocos, vieram o tapete, as almofadas e os pufes de couro. Candelabros e cama indiana dão o tom asiático à mistura cosmopolita do décor.
“A mesa e o banco foram feitos para se adaptar à planta da sala, que é muito difícil de mobiliar com peças do mercado. Perderíamos muito espaço com as larguras padrão no jantar, então foram desenhados mesa e banco especialmente estreitos e alongados”, explica Camila.
Confira mais fotos do projeto: