Apê de uma artista francesa no centro de São Paulo
Nathalie Morhange mora no centro da cidade, onde se sente na Europa: toma sol no terraço do apê e circula de bike pela região
Bastaram cinco minutos aqui dentro para Nathalie Morhange decidir comprar o apê. “O terraço era enorme, tinha mais de 200 metros quadrados. Parecia uma casa no alto de um edifício”, lembra.
Mas não foi só isso que fez a francesa se apaixonar: o endereço do prédio, em plena Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, também a encantou. “Estou pertinho do Sesc 24 de Maio, da Pinacoteca e de outros lugares que eu costumo visitar e aonde consigo ir a pé e de bicicleta. Amo essa rotina, muito parecida com o dia a dia na Europa”, diz.
A bike é também o meio de transporte até o ateliê, no Bom Retiro (Nathalie trabalha com pinturas artísticas em paredes e móveis). Quando não está envolvida com alguma encomenda, ela curte ficar em casa, de preferência lendo e se bronzeando na varanda. “Instalei até um chuveiro ao ar livre para me refrescar”, fala.
A área externa diminuiu um pouco depois da mudança dela – e da cachorrinha Lola e das gatas Mimi, Lili e Birita – para cá, mas não sem motivo: a artista achou melhor ampliar a sala e a cozinha, transformadas num mesmo ambiente.
Assim, sobra espaço para chamar os muitos amigos que a moradora fez desde a vinda para o Brasil, 30 anos atrás. “Já cheguei a reunir 150 pessoas aqui. Adoro uma festa”, diz ela com a joie de vivre tipicamente francesa.