PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Apê de uma artista francesa no centro de São Paulo

Nathalie Morhange mora no centro da cidade, onde se sente na Europa: toma sol no terraço do apê e circula de bike pela região

Por Reportagem Visual: Deborah Apsan | Texto: Rosele Martins
Atualizado em 19 Maio 2022, 12h14 - Publicado em 7 out 2017, 10h00
01-ape-de-uma-francesa-no-centro-de-sao-paulo
O vermelho terroso destaca os quadros (o maior é de Mark Fletcher). Poltronas da Breton, mesa de centro da Bali Express, sofá da Tok & Stok, almofadas da Futon Company e cesto da Tidelli. (Alain Brugier/Revista CASA CLAUDIA)

Bastaram cinco minutos aqui dentro para Nathalie Morhange decidir comprar o apê. “O terraço era enorme, tinha mais de 200 metros quadrados. Parecia uma casa no alto de um edifício”, lembra.

02-ape-de-uma-francesa-no-centro-de-sao-paulo
O móvel cheio de gavetinhas colocado no hall era de uma loja de componentes eletrônicos das redondezas. (Alain Brugier/Revista CASA CLAUDIA)

Mas não foi só isso que fez a francesa se apaixonar: o endereço do prédio, em plena Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, também a encantou. “Estou pertinho do Sesc 24 de Maio, da Pinacoteca e de outros lugares que eu costumo visitar e aonde consigo ir a pé e de bicicleta. Amo essa rotina, muito parecida com o dia a dia na Europa”, diz.

03-ape-de-uma-francesa-no-centro-de-sao-paulo
A cozinha ocupa parte do antigo terraço. Azulejos que a moradora pintou e tijolos à vista garantem um clima aconchegante. Nathalie também customizou a mesa de jantar, que fazia par com o bufê. (Alain Brugier/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

A bike é também o meio de transporte até o ateliê, no Bom Retiro (Nathalie trabalha com pinturas artísticas em paredes e móveis). Quando não está envolvida com alguma encomenda, ela curte ficar em casa, de preferência lendo e se bronzeando na varanda. “Instalei até um chuveiro ao ar livre para me refrescar”, fala.

Apê de uma artista francesa no centro de São Paulo
O recamiê onde o avô paterno de Nathalie, Georges Morhange, fazia a sesta após o almoço veio num contêiner para o Brasil. Almofadas da L’Oeil. Obras de Sebastião Fonseca, Francisco Martins e Marcelo Cipis decoram a parede. ()

A área externa diminuiu um pouco depois da mudança dela – e da cachorrinha Lola e das gatas Mimi, Lili e Birita – para cá, mas não sem motivo: a artista achou melhor ampliar a sala e a cozinha, transformadas num mesmo ambiente.

Continua após a publicidade
05-ape-de-uma-francesa-no-centro-de-sao-paulo
À esquerda, o tapete de seagrass (Naturali) torna mais gostoso andar de pés descalços pelo banheiro. Uma porta de armário virou um espelho acima da pia. À direita, foi por causa do piso de caquinhos vermelhos que a moradora quis ficar com o apartamento. Lá no fundo aparece um pedaço do ateliê que a artista mantém em casa. (Alain Brugier/Revista CASA CLAUDIA)

Assim, sobra espaço para chamar os muitos amigos que a moradora fez desde a vinda para o Brasil, 30 anos atrás. “Já cheguei a reunir 150 pessoas aqui. Adoro uma festa”, diz ela com a joie de vivre tipicamente francesa.

06-ape-de-uma-francesa-no-centro-de-sao-paulo
As portas de ferro (trabalho do serralheiro Evânio Santana) foram deixadas sem pintura para oxidarem
naturalmente. Mesa e cadeiras são da Secrets de Famille, e o paisagismo, de Mariana de Castilho Barbosa. (Alain Brugier/Revista CASA CLAUDIA)
Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.