Apê com vista para bairro arborizado tem ambientes integrados
Ter um espaço confortável para receber os amigos era uma das prioridades da moradora. A solução foi derrubar paredes e juntar os cômodos
Ao entrar neste apartamento paulistano, o que mais chama a atenção é a vista. As ruas arborizadas do bairro são enquadradas pelo terraço que foi aberto e integrado à sala de estar. Os responsáveis pelos interiores são os arquitetos Cintia Akemi, Felipe Luciano e Vanessa Keiko, do Estúdio+FCK que traduziram no projeto os desejos da moradora, uma dermatologista de 36 anos, que adora receber os amigos.
Para que os espaços ficassem confortáveis e acolhedores, os profissionais decidiram derrubar paredes e integrar living, terraço e cozinha, que ganhou uma ilha de apoio, um elemento bastante útil: aumenta o espaço de trabalho, serve de suporte para reuniões rápidas e funciona como um aparador durante as festinhas.
A moradora é apaixonada por azul. Mas como é uma cor muito marcante, os profissionais apostaram em uma base neutra, com o cinza escuro da parede (Cipó, da Suvinil) para dar aconchego e sobriedade. O colorido ficou restrito aos acessórios como almofadas, louças, vasos, tapete e roupa de cama.
No piso, um porcelanato neutro polido mais claro que as paredes ilumina os espaços. A marcenaria foi revestida por laca polida.
Na cozinha, o elemento que mais se destaca são as pastilhas de inox instaladas na parede.
Na sala de jantar, cadeiras transparentes (Kartell) dão leveza ao ambiente. Na parede lateral, um armário escondido atrás de placas de espelho é muito útil, já que armazena louças e ainda ajuda a dar a sensação de espaço mais amplo.
Na suíte, os arquitetos usaram a marcenaria para multiplicar espaços. Criados-mudos elevados ocupam as laterais e deixam o piso à vista, o que faz o cantinho parecer maior. Luminárias em forma de pendentes liberam a superfície dos móveis para itens pessoais.
O quarto de visitas também funciona como home-office e acomoda os livros da moradora. Um armário e uma estante que chegam ao teto aumentam o espaço de armazenamento. As portas de correr do guarda-roupas libera espaço e facilita a circulação no cômodo.
Confira, a seguir, a visita guiada em vídeo com nossa redatora-chefe Lúcia Gurovitz e o arquiteto Felipe Luciano: