Apê com mix de tendências e arranjos de parede
Apartamento dividido por duas irmãs possui arranjos de paredes com frases motivacionais e décor aconchegante com madeira, tons de cinza e cobre
Normalmente, ter seu próprio lar significa também a independência na decoração – mas não foi exatamente assim que aconteceu neste apartamento de Porto Alegre. Dividido por duas irmãs, ambas possuíam estilos muito diferentes. Enquanto a mais nova gostava de cores marcantes, como preto e vermelho, e muitos quadros, a mais velha preferia um mix do clássico com o contemporâneo.
O escritório Victoria Rizzo Arquitetura precisou criar um projeto que agradasse a ambas, com mais um detalhe: inserir jovialidade em um apartamento antigo, antes habitado por um casal de meia idade. O truque foi manter a cozinha e churrasqueira como estavam, mas renovar a sala como um espaço comum mais eclético. Os estilos pessoais foram para dentro dos quartos de maneira discreta, mantendo a unidade do design.
Toda a iluminação da área social foi substituída. Os pendentes foram escolhidos pensados na modernidade, conectados ao resto do décor pelo material. A madeira é presente em toda a sala, a começar pelo móvel da TV.
Planejado, ele combina armários feitos de pínus para guardar o que for necessário, e uma base de laca cinza que cria contraste e adiciona uma lareira que era inexistente no projeto anterior.
Todos os móveis são soltos e leves, focados no conforto de tecidos e cores. As nuances variam do cinza, neutro tendência, e de caramelos aconchegantes.
O ambiente amplo pode ser sempre mudado se as irmãs tiverem vontade de alterar a configuração dos espaços. Atrás do sofá, uma longa mesa de jantar também de madeira possui espaço para seis, ao lado de uma cristaleira com taças e uma vitrola portátil.
Ainda na sala, há um único quadro que evoca a unidade da família e do lar, com os dizeres “onde não puderes amar não te demores”. Os arranjos de parede com frases se repetem em peso em um dos quartos, em cima da cômoda e da cama.
A grande mudança nos dormitórios foi substituir o piso, antes laminado, para vinílico.
Os móveis seguem a mesma premissa da sala, voltados à leveza. Apenas alguns armários são embutidos, pré-existentes do décor anterior.
As luminárias de cobre trazem a tendência deste metal no décor para ambos os ambientes, integrando as preferências das duas moradoras com perfeição.
Leia também:
Visita guiada: apartamento ganha novos ambientes e decoração neutra
Visita guiada: a casa com garimpos descolados da designer Lívia Amaral
Visita guiada: apartamento mescla estilo escandinavo e industrial