PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Apê com espaços pensados para receber as coleções do morador

O acervo de móveis, obras de arte e objetos de design do morador orientou o projeto, que privilegiou áreas de estar integradas e iluminação natural

Por Reportagem Visual: Olivia Canato | Texto: Nádia Simonelli
Atualizado em 20 Maio 2022, 10h52 - Publicado em 21 fev 2018, 11h00
Sala e estar com sofá rosa
Sofá FAVN, da Fritz Hansen (Atec), e dupla de poltronas LC1, de Le Corbusier. Estante metálica desenhada por Gustavo Calazans e executada pela Girometal e Vidro Ramos  (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após publicidade
ED-CASACLAUDIA-677-69-[13830129_2].pdf
Sofá FAVN, da Fritz Hansen (Atec), e dupla de poltronas LC1, de Le Corbusier. Estante metálica desenhada por Gustavo Calazans e executada pela Girometal e Vidro Ramos (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)

O arquiteto e designer gráfico Carlo Zuffellato começou sua coleção há 30 anos, quando ainda morava na casa dos pais. “Eu era um acumulador porque não seguia critérios. Agora, sou colecionador e meu foco está em objetos de design, luminárias e obras de arte”, explica.

ED-CASACLAUDIA-677-70-[13830129_3].pdf
Sofá Link, da Decameron, poltronas LC3, de Le Corbusier, e tapete da Rug Revolution. Na parede, telas de Amelia Toledo e Paulo Pasta (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)

O estilo escandinavo, com traços simples e tons pastel, é um dos preferidos e serviu de referência para o projeto de seu novo apartamento. Basta olhar os ambientes, que ganharam cores suaves e muita iluminação natural na renovação assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans.

ED-CASACLAUDIA-677-68-[13830129_1].pdf
Coleção de vasos da Rosenthal (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Localizado no bairro paulistano de Higienópolis, o imóvel tem 340 m² e espaço de sobra para o acervo, cheio de peças que contam a trajetória de Carlo e atraem todos os olhares no décor. O conjunto de porcelanas da Rosenthal é um exemplo disso, pois ganhou lugar de destaque no estar e formou um delicado arranjo branco. “Criei uma laje de concreto bem fininha, que se projeta da parede, especialmente para receber os vasos”, conta Calazans.

ED-CASACLAUDIA-677-70-[13830129_3].pdf
Lareira revestida de mármore rojo alicante (Cia. do Mármore) e base de granito marrom café imperial apicoado. Peças de metal africanas (Patrimônio Antiguidades) e relógio de parede criado por George Nelson (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)

Entre os desejos de Carlo, a lareira se destaca. Como o living é bastante extenso, ela veio para organizar os espaços. “O formato demorou para ser defnido, até que, durante uma viagem, visitei o Museu de Arte Moderna de Louisiana, em Copenhague, e vi um modelo lindo com grandes volumes. Foi de lá que veio a inspiração”, explica Calazans.

Continua após a publicidade
ED-CASACLAUDIA-677-70-[13830129_3].pdf
À frente do sofá, mesinha de Jader Almeida (Decameron). O modelo de centro é da Ovo (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)

Outra estrutura que chama a atenção no apartamento são as divisórias de vidro. O material U-Glass, geralmente usado em fachadas, garantiu um efeito translúcido entre alguns ambientes.

ED-CASACLAUDIA-677-71-[13830129_4].pdf
Carlo e parte de sua coleção de arte, que inclui obras de Amilcar de Castro, Mira Schendel e Hércules Barsotti (na parede). Sobre o aparador (Dpot), coleção de vasos Bolle, de Tapio Wirkkala para a Venini. Mesa da Dpot e cadeiras da Ovo (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Na decoração, clássicos do design, que faziam parte da coleção do morador, formam uma composição charmosa com peças contemporâneas. “Trouxe tudo do apartamento anterior e depois comprei algumas coisas, como a mesa de jantar e dois sofás”, conta Carlo.

ED-CASACLAUDIA-677-72-[13830129_5].pdf
Na parede, telas de Carmela Gross, que também assina a peça colorida sobre a mesa de centro Noguchi, um dos clássicos que Carlo já tinha, assim como o sofá Veranda (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)

As obras de arte, outra paixão, também mostram sua força, no décor e por onde o olhar passeia, com quadros de autores como Hércules Barsotti, Amilcar de Castro e Mira Schendel. Um repertório de peso, aliado a peças de visual atemporal, prova que o que é bom nunca sai de moda.

Continua após a publicidade
Apê com espaços pensados para receber as coleções do morador
Cadeiras da Hay, mesa da Dpot, armários de aço da Securit e coifa da Tuboar. Pendente PH50, da Danish Design ()
Apê com espaços pensados para receber as coleções do morador
Na sala de banho, banheira Athenas, da Doka Bath Works, e divisória de U-Glass (Vidro Ramos) ()
ED-CASACLAUDIA-677-73-[13830129_6].pdf
Quadros circulares de Irene Buarque, pendentes da Foscarini (Lumini) e cama da Auping (Collectania). O projeto luminotécnico de todo o apartamento é de Sergio Funari. A marcenaria fcou a cargo da Airlane (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

 

Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.