Apê com décor prático, muitas plantas e sala de estar ampla
A nova marcenaria aproveitou móveis que a moradora já tinha. E o resultado é um high-low elegante e prático
Este apartamento, de 90 m², localizado em Pinheiros, São Paulo, traduz a rotina agitada da advogada carioca Vanessa Muglia e sua irmã Patrícia, administradora. “Passamos pouco tempo aqui e conseguimos aproveitá-lo mais nos fins de semana, quando ficamos bastante na sala, assistindo TV ou lendo”, conta.
Enquanto a pequena cozinha tem a medida exata para refeições rápidas, o estar ocupa a maior parte do espaço. No ambiente, a estante é a protagonista e se estende até a sala de jantar – o móvel foi justamente a base do projeto, assinado por Helena Camargo, do escritório H2C Arquitetura.
“A nova marcenaria surgiu da necessidade de aproveitar as peças que as moradoras trouxeram de outro apê”, explica a arquiteta. O desenho de linhas minimalistas, inspirado na escola Bauhaus, incorpora elementos soltos, como o aparador e os gaveteiros. Apesar disso, a transição entre o novo e o antigo é imperceptível.
O mood suave do estilo escandinavo foi a referência para a decoração, que ganhou tons claros, muita madeira e móveis que não pesam. “Optamos por peças bem delicadas, como os apoios das plantas e a poltrona Butterfly do estar”, diz Helena.
A mesma pegada segue no décor da área íntima. Lá, o branco predomina e, num dos quartos, a porta de correr espelhada reflete a luz natural que vem de fora. Esse recurso ilumina ainda mais o ambiente. Tudo para criar um clima de sossego, ideal para receber as moradoras depois de um dia intenso de trabalho.