Apê com atmosfera suave e feminina
Uma atmosfera suave e feminina toma conta deste apartamento, onde tons pastel e linhas graciosas desenham todos os detalhes
Neste apartamento de 110 m², em São Paulo, extravagâncias não entram. Cada revestimento, móvel e objeto foi escolhido para refletir a delicadeza de suas moradoras, as designers Daniela Lorenzetti e Rafaela Mendonça.
“A principal característica do projeto são as cores claras e os móveis de visual leve. Foi a primeira coisa em que pensamos para elas, que têm igualmente um astral suave”, conta a arquiteta Luciana Fioratti, sócia da designer de interiores Luiza Biagi Simões no escritório 2L Arquitetura. Com um briefing completo do estilo de vida das proprietárias em mãos, as profissionais se encarregaram de elaborar um layout versátil. “Usamos muito a sala, onde gostamos de assistir a seriados e filmes. A Rafa, às vezes, faz home office, então o espaço serve também como escritório”, conta Daniela.
Além de curtirem ficar em casa, os amigos e a família visitam as designers com frequência, e elas adoram preparar pequenas reuniões para recebê-los. Por isso, criar um imenso espaço de estar foi uma das principais mudanças na reforma. “Demolimos a parede entre a cozinha e a sala e tiramos o caixilho e a alvenaria que fechavam a varanda”, explica Luciana. Assim, as barreiras entre os ambientes da área social foram eliminadas.
No mobiliário, peças de design contemporâneo, com formas simples e elegantes, dividem espaço com outras de grande valor afetivo, como o pé de máquina de costura antiga, que pertencia à avó de Daniela e agora serve de apoio para as plantas no living.
Na mesma sintonia, o clima vintage é reforçado pela charmosa geladeira antiguinha, que decora a sala de jantar e armazena as bebidas da casa. Outro móvel significativo do acervo das moradoras é o aparador. “Eu mesma fiz em minhas aulas de marcenaria. Coloquei na cabeça que iria construí-lo para o nosso apê e elaborei desde o projeto até os pregos e as corrediças”, conta Daniela.
Além de garantir a sensação de conforto, a forma com que os revestimentos foram aplicados confere uma boa dose de estilo ao projeto. Na cozinha, um dos espaços preferidos das moradoras, o piso de ladrilho hidráulico estampado compõe uma transição irregular com a madeira da sala de estar, resultando num desenho inesperado.
Os subway tiles, na parede do ambiente, camuflam a porta da lavanderia e ficam aparentes no fundo dos armários suspensos, fechados com vidro. Já na área do jantar, o assoalho de madeira clara sobe até a parede e disfarça a passagem que leva aos quartos, formando um painel de efeito aconchegante.