Apê amplo ganha sofisticação com toques de cor e décor moderno
Distribuído em ambientes integrados, este apartamento assinado por Viviane Gobbato aposta em tons vibrantes para conquistar uma decoração despojada
Em busca de um apartamento aconchegante e autêntico, os moradores convidaram a arquiteta Viviane Gobbato para realizar a reforma deste apê no Itaim, em São Paulo. O conceito do projeto consiste em ser, em primeiro lugar, jovem e urbano.
Os moradores queriam um apartamento bem diferente do comum, alegre, iluminado e com bastante cor. As grandes janelas envidraçadas trouxeram o clima de metrópole para dentro dos ambientes, onde é possível enxergar a vista de diversos ângulos. Peças de impacto de diferentes designers, cada uma com sua característica, mas que conversam entre si, compõem a decoração dos ambientes.
“Quando os moradores chegaram aqui, o espaço de sala e cozinha era muito pequeno. Então a gente resolveu remover todas as esquadrias que ocupavam o espaço, descascamos os pilares e deixamos materiais brutos à mostra”, explica a arquiteta sobre a inspiração industrial que rege o apê.
A adega amarela no meio da sala é o ícone do apartamento. Ela fica visível em todos os ângulos e conversa com os ambientes integrados. A paleta de cores segue uma base neutra, acentuada por toques de cor na marcenaria e o mobiliário. O piso de taco comaru cria uma unidade ao projeto e é fundamental para a integração dos cômodos.
Na saleta, o foco é apreciação da vista panorâmica da cidade. Por isso, os móveis foram dispostos lateralmente, para que ninguém fique de costas para a janela envidraçada. Destaque para o sofá e mesa de centro da Carbono Design e poltronas em aço cortén da Mula Preta.
Aberta para o estar e o jantar, a cozinha gourmet é um espaço bonito e funcional. Versátil, o ambiente foi planejado para atender às necessidades do dia a dia. O balcão serve tanto de aparador como de copa para as refeições mais rápidas.
Os gabinetes feitos sob medida mantiveram a base neutra para não destoar o décor da sala. Destaque para as banquetas revestidas com tecido, que levam assinatura do designer Jader Almeida.
Integrada à cozinha, a sala de jantar ganha praticidade e identidade. A mesa de madeira clássica valoriza o visual autêntico das cadeiras do Estúdio Fetiche, cada uma de uma cor diferente. O lustre assinado por Tom Dixon é o grande arremate do ambiente.
Ao fundo, um confortável cantinho de leitura foi montado. É um espaço mais reservado, com marcenaria desenhada pela própria arquiteta. Destaque para a poltrona Womb, um clássico do design.
Aconchegante, a sala de TV foi equipada com uma estante em laca brilhante com fitas de LED escondidas na marcenaria. O móvel ocupa a parede inteira e destaca o revestimento de tijolo, que reforça o espírito moderno e urbano do projeto. As obras de arte são da Galeria Arte Aplicada.
O quarto de casal exibe uma composição de quadros foge do convencional. Como a parede da cama é bem extensa, a arquiteta misturou obras de temas e tamanhos diferentes, criando uma parede com movimento e identidade proporcionada pelos quadros. A cama box com cabeceira separada foi estofada com couro.
Confira mais detalhes do projeto e faça um tour pelo apartamento com Lucia Gurovitz, redatora-chefe da revista CASA CLAUDIA, e a arquiteta Viviane Gobbato: