Apartamento moderno e recheado por obras de arte em NY
No coração do Greenwich Village, um artista criou este apartamento numa das clássicas construções da cidade: uma townhouse construída em 1903
Ghiora Aharoni, um premiado arquiteto, designer e artista israelense, foi atraído pela vibe criativa e boêmia do Greenwich Village. Nomes como Marcel Duchamp,
Jackson Pollock, Diane Arbus e Frank Stella moraram na vizinhança, que foi capaz de manter o espírito, o ritmo e as ruas arborizadas da Nova York dos anos 1960.
Para montar a casa ideal, Ghiora juntou dois pequenos apartamentos adjacentes, demoliu as divisões internas e removeu inúmeras camadas de pintura e gesso, deixando à vista os relevos de parede e as vigas do teto, originais do início do século 20. Assim, a sala se transformou numa generosa área de convivência, iluminada por oito janelas. O branco cobriu os ambientes do piso ao teto para garantir unidade ao conjunto.
O piso de tábuas e os diversos móveis de madeira distribuídos pelos espaços trazem a dose necessária de calor. “Meu amor pela madeira vem de estudos sobre a influência da tradição xintoísta na arquitetura japonesa, que reconhece a espiritualidade da natureza”, conta.
A mesa da sala de jantar preserva o visual de tronco e foi criada por Ghiora em parceria com o artesão japonês Hisao Hanafusa, radicado em Nova York. O morador também desenhou as estantes junto ao teto, que ajudam a organizar livros e revistas.
Embora exista uma grande quantidade de objetos pelo apartamento – a coleção de esculturas, fotografias e pinturas, muitas delas compradas em viagens, é bem extensa –, nada parece fora do lugar. Isso acontece graças ao olhar de curador e às habilidades de arquiteto de Ghiora.