Apartamento grande no Rio é luminoso e tem décor suave e elegante
Nesta cobertura em Niterói, RJ, usada nos fins de semana e em outros momentos de descanso, a madeira clara e os demais acabamentos de tonalidades neutras trouxeram a atmosfera serena que os proprietários desejavam
A história deste apartamento de 300 m², em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, na Praia de Icaraí, é um típico caso de paixão à primeira vista. Os proprietários – um casal com dois filhos já independentes – vivem na Região dos Lagos e buscavam uma casa para as temporadas niteroienses de lazer e trabalho. Caminhando pela orla, pararam num estande de vendas no qual a unidade em exposição havia sido decorada pelos arquitetos fluminenses Paloma Yamagata e Bruno Rangel. Adoraram o que viram, arremataram a cobertura dúplex e, em poucos dias, visitaram os profissionais com a planta em mãos. “Eles imaginavam um lugar prático, com atmosfera de praia e décor suave”, conta Paloma.
Contratados antes que o prédio ficasse pronto, Paloma e Bruno interferiram na distribuição dos ambientes e nos revestimentos a fim de adaptar o apartamento ao estilo de vida da família. No piso de baixo ficaram cozinha, sala de estar, área de serviço e três generosas suítes para o casal e os dois filhos. No andar de cima, o home theater e o quarto de hóspedes são abraçados pelo terraço – o ponto alto da casa. “Os moradores gostam de receber os amigos ao ar livre e, para isso, contam com o apoio da churrasqueira”, diz o arquiteto. O visual da parte externa também incorpora os tons neutros e as texturas naturais que reinam no projeto de interiores. “O resultado tem o clima de férias que desejávamos, além de muito aconchego”, afirma o proprietário.