Apartamento de 109 m² com decoração moderna e muitas plantas
Com cara de casa, este apartamento em São Paulo aposta na integração entre a natureza e os ambientes
Ao convidar o escritório RSRG Arquitetos, o morador tinha um pedido específico: um apartamento acolhedor que mais se parecesse com uma casa espaçosa. Com 109 metros quadrados, o imóvel que ocupa um edifício dos anos 50 em São Paulo ganhou um projeto único, que mescla o design clássico com uma decoração moderna e funcional.
“A estrutura do edifício era excelente, mas tivemos um orçamento limitado”, conta o arquiteto Rogério Gurgel. “Nós decidimos que o mais importante a fazer foi derrubar paredes internas para criar uma área arejada e aberta.”
Para criar a ilusão de que o apartamento se encontra em um terreno mais aberto em vez de um bloco fechado, os arquitetos preencheram o espaço com toda a vegetação possível, além de grandes janelas. “Vivemos em uma cidade muito cinza e os apartamentos estão cada vez menores”, diz . “As plantas tornam nossas casas mais vívidas e acolhedoras, e elas nos reconectam com a natureza.”
A derrubada de algumas paredes aprimorou a fluidez do apartamento, que ganhou uma circulação mais livre. A cozinha se abre para a sala de estar e o cantinho de leitura, criando um espaço multiuso, com lavandaria e banheiro. Já a decoração mistura o antigo e o novo: a cadeira de ferro que ambienta a sala de estar foi encontrada em um antiquário e divide espaço com um exemplar da cadeira Paulistano (Objekto), de Paulo Mendes da Rocha.
Na cozinha, o gabinete na cor esmeralda dá continuidade ao jardim do living e provoca a sensação de coesão ao apartamento. “É a minha cor favorita”, revela o arquiteto.