PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Apartamento com pegada cosmopolita e traço elegante

Confira os detalhes da coberta assinada pelo arquiteto Maicon Antoniolli no Itaim-Bibi, em São Paulo

Por Reportagem visual Tiago Cappi | Texto Nádia Simonelli
Atualizado em 19 Maio 2022, 14h34 - Publicado em 16 set 2017, 09h00

O traço elegante do arquiteto Maicon Antoniolli está presente em cada detalhe desta cobertura, no Itaim-Bibi, em São Paulo. Diante de uma planta compartimentada e cheia de degraus, ele se concentrou em integrar os espaços visualmente. “O piso de tauari foi todo ebanizado porque eu queria que ele ajudasse a valorizar a marcenaria, um pouco mais clara. Deixei as paredes com tijolinhos descascadas e passei somente uma tinta branca. Assim, brinquei com texturas diferentes e ao mesmo tempo criei uma unidade”, explica ele.

CASA
Sofá revestido de tecido da Donatelli. Os quadros menores são de Rita Lessa, e o maior, de Marcelo Solá. Todos da Almavera Escritório de Arte. Mesas de centro da Loja Teo e lateral do Studio Nuun. Tapete da By Kamy. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Entre os desejos dos proprietários – um casal de advogados – estava criar um living mais amplo para receber os amigos. A sala, que antes era dividida em dois ambientes, virou uma área só com a reforma e ganhou um sofá de 4 m de largura. Atrás do painel de nogueira (abaixo), fica ainda a varanda, outra área para armar almoços e jantares.

CASACLAUDIA-671-100-ED-1
Este canto reúne a poltrona Spy (Dpot), de Danilo Lopes e Paula Gontijo, a cadeira Wiggle, de Frank Gehry, e a luminária Potence, de Jean Prouvé. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
CASACLAUDIA-671-100-ED-3
Maicon desenhou a mesa de peroba de demolição executada pela Ilha da Madeira. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

O mobiliário mistura peças de linhas contemporâneas e clássicas, que agradam os moradores. “Escolhi também alguns objetos de design irreverente para fazer uma brincadeira entre o sofisticado e o rústico, o que traz um clima jovem”, conta. Um exemplo disso está na seleção de obras de arte com toques de cor. Com artistas como Rita Lessa e Mai-Britt Wolthers, a coleção faz um diálogo afnado com a decoração, pois também mistura estilos.

CASACLAUDIA-671-97-ED-1
Pendentes do Armazém da Luz, trilho da Reka e mesa assinada por Jader Almeida (Dpot). (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Outro destaque é a composição de 14 luminárias sobre a mesa de jantar, com modelos e alturas diferentes. “A ideia foi preencher esse espaço com peças transparentes para não pesar”, diz o arquiteto.

CASACLAUDIA-671-101-ED-1
O quarto tem cabeceira feita de couro (La Novitá), almofadas e manda da Luhome. A gravura vermelha é de Antonio Lizárraga, e a azul, de Cruz Diez (Almavera Escritório de Arte) (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.