Apartamento com jeito de casa e decoração moderna
Sala e varanda viraram praticamente um ambiente só na reforma deste apartamento térreo no Rio de Janeiro
Logo que se casaram, os advogados Maria Isabel e Carlos Frederico Bingemer compraram um apê com um terraço gostoso, no alto de uma ladeira, na Lagoa. “O lugar tinha clima de casa, e a gente adorava esse jeito menos estressante de viver na cidade”, conta ela. A família cresceu, vieram os dois filhos – Maria Antonia, 8 anos, e Cadu, 5 – e o casal pensou em fazer uma reforma.
Mas antes resolveu pesquisar o que havia à venda no mercado e deu de cara com este apê térreo, num prédio recém-construído, cercado de varandas por todos os lados. “Sentimos que o imóvel era como uma peça única: localização perfeita, numa rua tranquila do Jardim Botânico, vizinha à mata, e preço irresistível. Só faltava um bom projeto para deixar o espaço mais integrado ao verde”, diz Maria Isabel.
O tom relax que a família queria veio com o projeto do arquiteto Pedro Kastrup, sócio de Fernanda Carminate e Luiza Baeta na PKB Arquitetura. O escritório redesenhou a planta, de 300 metros quadrados, trocou revestimentos e esquadrias e procurou dar um toque acolhedor aos ambientes. “Apostamos em grandes aberturas para a área externa com o objetivo de trazer a luz e o verde para dentro”, explica Pedro.
O efeito colateral foi aumentar a integração entre os ambientes e impedir que algum canto acabasse sem uso. “Para trazer o aconchego, desenhamos painéis e forros de madeira”, diz o arquiteto. O tapete geométrico que cobriu o piso do estar resume bem a pegada do décor: um misto de conforto e descontração.