Apartamento com espaços flexíveis
Em São Paulo, o apartamento foi projetado pelo escritório Metamoorfose e conta com um grande painel que esconde parte da casa
O conceito do projeto do escritório Metamoorfose era dar flexibilidade aos usos de cada ambiente, permitindo recriar os espaços de acordo com a necessidade do cliente. No apartamento que fica no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, os cômodos são integrados, mas têm suas funções específicas a disposição dos moradores.
O apê de 58 metros quadrados foi reformado para um jovem casal a procura de espaços flexíveis. No projeto original, os ambientes estavam bem definidos. Na reforma, o segundo quarto foi transformado em sala de estar, mas pode ser usado como quarto de visitas. “Dessa forma, recriamos os espaços dando maior flexibilidade aos usos”, diz André Procópio, arquiteto do Metamoorfose junto com Aline D’Avola.
Esta área fica escondida por um painel de madeira proporcionando privacidade quando necessário. Quando aberto, o painel ocupa pouco espaço e integra a área de estar adicional aos outros ambientes. Aos fundos está a suíte do casal. Fechado, o painel exibe um desenho geométrico compondo o décor e dando mais identidade ao projeto.
Na área aberta está a cozinha e uma mesa de jantar grande, com seis lugares. Os tons neutros e as linhas simples compõem os ambientes. Na parede da bancada da cozinha um tom de verde com padrão geométrico chama a atenção.
Na lateral do ambiente, uma estante funciona como aparador e abriga objetos de decoração e livros. O piso, um porcelanato cinza, é o mesmo em todo o apartamento, inclusive na varanda e nos banheiros. “Queríamos algo neutro que servisse tanto para área seca como molhada. Acreditamos que como os ambientes são pequenos e integrados, o uso do mesmo piso promove uma continuidade entre eles”, exemplifica André.
A varanda fornece uma metragem adicional ao apartamento e foi integrada ao resto do ambiente através da nivelação do piso. Conectada à cozinha, sala de jantar e estar, a área foi usada como um espaço acolhedor para assistir TV, ler e relaxar.
Aos fundos, é possível encontrar a suíte do casal. O quarto segue a paleta de tons neutros com amplo uso de madeira e cores claras. O décor é bastante simples e limpo.
No banheiro, a madeira é usada no gabinete abaixo da bancada e o material dá unidade ao décor de todo o apê. Dentro do box, um revestimento geométrico coloca o espaço em destaque.