Apartamento com design original e arte em Milão
Peças de design distribuídas por todos os espaços, e que sempre mudam de lugar, definem o clima artsy desta casa em Milão
Titular de um dos mais prestigiados escritórios de advocacia de Milão, Christoph Jenny nunca deixou de lado sua paixão por arte e design. Ela começou a ganhar forma em 1998, quando arrematou o prédio de uma antiga tipografa e convidou a arquiteta e designer Matilda Mayr, já falecida, para transformar a ampla construção, de 1 000 metros quadrados, numa casa dublê de galeria – uma área de 350 metros quadrados, reservada a exposições, é aberta ao público três vezes por ano. A pegada industrial do antigo edifício foi preservada para acolher a bela coleção. “Eu queria um espaço com jeito de moradia, e não de museu”, lembra o proprietário. “A distribuição orgânica das peças resolveu o dilema.” Viver em meio a tantas e poderosas manifestações geniais e de estilo pode, às vezes, se tornar intenso demais? “De forma alguma”, garante o morador. “Coleciono apenas criações de que gosto e nunca penso nelas como um investimento. O que me inspira não é o desejo de posse, mas de beleza.” Constantemente renovado, o acervo de design inclui itens de várias partes do mundo e muda de lugar o tempo todo, o que suscita um ar novidadeiro todo especial no endereço. Às vezes, Christoph deixa propositalmente o espaço íntimo despido de trabalhos artísticos – depois eles retornam para novos locais. Afinal, a ideia é surpreender o olhar sempre.
Sofás da Driade e tapetes marroquinos e persas se destacam no living. Em frente à mesa de jantar, pintura de Arnold Mario Dall’O.
No quarto de hóspedes, cômoda You Can’t Lay Down Your Memory, de Tejo Remy (Droog Design), e espelho veneziano de antiquário.
Na entrada da galeria, escrivaninha e cadeiras Lucas e sofá Prototype, todos de Oscar Tusquets para a Driade. Quadro de Robert Pan.
Na sala de estar da ala de hóspedes, sofá Neoz, de Philippe Starck para a Driade. As pinturas são de Horst Spit.
A luminária sessentinha Sputnik se alia à mesa e às cadeiras da coleção Neoz. A tela é de Robert Pan.
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