A varanda é ponto de encontro e lazer deste apê
Em Salvador, a casa da arquiteta Ana Paula Guimarães, prioriza a praticidade e o conforto. Móveis versáteis e base neutra ditaram o ritmo do décor
Quando foi reformar seu apartamento em Salvador, Ana Paula Guimarães, sócia no escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, apostou em uma decoração clara, fluida, em que tudo pudesse se mover facilmente. “Eu gosto do contraste do claro com os tons fortes dos móveis. Essa era a “cara” que eu queria dar para o meu apartamento. Mesmo a sala sendo um cômodo comprido, Ana Paula decidiu não dividi-la. “Como tenho telão, optei por deixar o espaço mais horizontal”, diz. O sofá em L acomoda bem a família e os convidados. Um pufe foi usado também como mesa de centro, deixando o ambiente bem dinâmico, podendo ser usado como living ou como sala de TV. “Eu optei por móveis versáteis, que pudessem ser mudados de lugar e que facilitassem meu dia a dia”.
Na área social, um cantinho tem destaque. “É um espaço para deitar, relaxar, ler um livro, assistir um filme no telão… Perfeito para quando chego em casa do trabalho”, conta. A poltrona é de couro natural e o abajur da década de 1950 veio de um antiquário.
“A palavra principal da minha cozinha é funcionalidade”. Mas além deste espaço, Ana Paula criou uma área gourmet na varanda, com churrasqueira, armário e frigobar.
O lavabo segue um estilo minimalista. “Utilizamos mármore na parede e no piso. A pia em coluna com a torneira saindo da parede dá mais charme ao ambiente”.
No quarto, a cabeceira de mármore ganhou uma faixa de luz em todo o contorno. A cama king size é de couro e todos os armários e closet são da Ornare.
Os quadros foram escolhidos individualmente. Ana Paula conta que não parou para pensar se eles combinariam com as cores do apê. Mas como a base é neutra, as composições ficaram harmônicas.
O principal desafio do projeto foi automatizar a casa toda, garantindo conforto e facilidade no dia a dia. Ana Paula ficou satisfeita com o resultado de todos os ambiente, mas confessa que tem um cantinho preferido. “Todas as partes me encantam porque foram muito bem pensadas e feitas exatamente do meu jeito, com o meu gosto e para que eu me sinta bem. Mas a minha parte favorita é a varanda, porque é um espaço em que posso receber meus amigos e familiares para conversar e passar o tempo. É um ambiente com sofá, mesas e muito aconchegante para momentos de lazer”, completa.