A conquista da tranquilidade
Existe cor de personalidade mais marcante do que o branco? Para o empresário Sergio Ignacio, não. E os 130 m2 do seu apartamento na capital paulista confirmam
Acender velas e incensos é um hábito
Basta pesar um pouco a mão e o excesso de branco deixa a casa fria, com jeito de consultório médico. Sergio soube evitar isso preservando o piso de madeira, que aquece a atmosfera.”A escolha do branco como base da decoração reflete quem sou.Ele é prático,assim como eu.”Esse tom não sai de moda e o conceito se estendeu por toda a casa. Alguns móveis levam a assinatura de designers consagrados,a exemplo de Eero Saarinen, Marcel Breuer e Mies van der Rohe. São desenhos que atravessam décadas e continuam atuais. “É uma casa contemporânea”, diz Sergio,”com obras de arte para sentar, jantar. Esses móveis são esculturas.”
Fascinado por arquitetura e design,o morador decorou sozinho o apartamento.De uma amiga ouviu a dica para fazer as cortinas com tecido tipo fralda. Na rua 25 de Março,em São Paulo, ele comprou 200 m para confeccionar quatro modelos. Preço do metro: 1,30 real. Ele também ficou atento às vontades da filha, Júlia, presença constante nos finais de semana, quando a dupla se acomoda no lugar preferido – o sofá de couro sob a tela de Luis Solha – e assiste a filmes. Dali contempla-se o criativo arranjo de fotos, que não segue uma ordem simétrica.Todas vieram de cidades que Sergio visitou e foram enquadradas com moldura branca.
O mundo dentro da sala de jantar
Viajar é o hobby preferido de Sergio e para onde vai costuma trazer algo artesanal, que reflete a cultura do lugar visitado.Na sala mora a coleção de caixas emolduradas. Ali estão expostos o tecido da África do Sul,um ícone da Rússia, um instrumento musical de Porto Rico, um jogo americano de Ubatuba e outros itens,numa mistura pouco ortodoxa,mas harmoniosa.”Em vez de gastar com roupas,compro objetos para a casa.Gosto de ter pedaços do mundo aqui “,revela. E o mundo conhecido engloba Índia, Egito, Turquia, Alasca…Os destinos que pretende conhecer incluem China e Austrália. Quem sabe em breve terão também seu espaço na parede.