A casa charmosa de Jean de Just no interior da França
Quem conhece o espaço entende por que é difícil convencer seus donos a passar os fins de semana em outro lugar


Ainda criança, Jean de Just passou inúmeras vezes em frente a esta casa, no interior da França, sem imaginar que ela seria sua. “Meu pai sempre nos levava para caminhar pelos arredores”, lembra o arquiteto, nascido numa cidadezinha a 20 km de distância.

Anos depois, morando em Paris, ele e o namorado, o também arquiteto Laurent Croissandeau, buscavam um refúgio no campo quando encontraram a construção do século 19 à venda, mas praticamente em ruínas. “Conseguimos aproveitar pouco da casa original”, fala.

Além da fachada, ele e Laurent preservaram itens como as vigas de madeira da cozinha e antigos frontões de lareira – sob um deles, encaixaram o fogão.

No décor, a dupla não se prendeu a um único estilo: Jean achou bem-vindo um toque campestre, enquanto o namorado trouxe o ar cosmopolita ao projeto. “Ele tem uma essência mais urbana. Mesclamos essas influências com um clima retrô”, diz.

Quando não está no Brasil (Jean mantém um escritório no Rio de Janeiro), é fácil saber onde encontrá-lo nos fins de semana. De preferência na cozinha, como um bom francês. “Embora tenhamos 600 m² à disposição, ocupamos um ambiente só na maior parte do tempo”, conta aos risos.

Confira mais fotos abaixo:


Siga CASA CLAUDIA no Instagram
