8 lições de arquitetura que podemos tirar deste apartamento pequeno
No projeto, os arquitetos japoneses Tomoko Sasaki e Kei Sato aproveitaram ao máximo os 67 m² de sua morada

O casal de arquitetos japoneses Tomoko Sasaki e Kei Sato, do estúdio 8 Tenhachi, reformou este apartamento na província de Kanagawa para criar um espaço aberto para a sua própria família. Com o objetivo de aproveitar ao máximo a metragem enxuta de 67 m², eles apostaram em soluções criativas. Confira oito lições para apartamentos pequenos que podemos tirar do projeto:
1. Remodelar o espaço
Uma das primeiras coisas que os arquitetos fizeram foi remover as paredes divisórias, o que criou um espaço flexível para cozinhar e comer, trabalhar e relaxar.

2. Criar áreas mais privadas
Duas estruturas que parecem caixas com a frente aberta foram adicionadas no apartamento. Estas áreas com mais privacidade abrigam o quarto do casal e o banheiro.
3. Delimitar os cômodos
O piso do quarto é 5 centímetros mais baixo do que o restante do apartamento, o que ajuda a diferenciá-lo do living.

4. Cada centímetro importa
Os arquitetos aproveitaram o espaço acima da “caixa” do quarto, acessível pela escada de madeira – é lá que as crianças brincam e dormem. Já os armários ficam dentro das paredes.

5. Em direção à luz
Ao contrário da disposição mais convencional dos cômodos, o quarto e o banheiro ficam logo na entrada do imóvel. O living fica ao fundo para receber o máximo da luz do sol vinda das grandes janelas.
6. Apostar na simplicidade
As paredes foram pintadas de branco e o piso foi revestido com placas de carvalho para combinar com o concreto aparente do teto.

7. Usar móveis dois (ou mais) em um
Feita de cedro japonês, a longa bancada no centro do estar foi desenhada para ser um móvel multifuncional: funciona como mesa de jantar, bancada para a cozinha, escrivaninha, estante e mesa de desenho para as crianças.
8. Incorporar prateleiras suspensas
Para organizar os utensílios de cozinha, são utilizadas duas prateleiras pendentes do teto.