8 grandes empresas de decoração cheias de novidades para 2016
Em 2016, oito grandes empresas da área de decoração completam 30, 60, 70 e até 80 anos. Essa longevidade comprova a consolidação das marcas e a maturidade do mercado brasileiro. Veja o que elas estão preparando para celebrar e surpreender os consumidores
ESPÍRITO EXPANSIVO
O Artefacto Design Day, marcado para o dia 6, dá início às celebrações dos 40 anos da Artefacto, rede que nasceu em São Paulo, se espalhou pelo Brasil e chegou a Miami. Paulo Bacchi, o CEO, preparou a abertura simultânea das mostras nas lojas Haddock Lobo e B&C – esta ganha uma linha de homewear. “Também teremos a apresentação do projeto Poltrona Austin, no qual dez designers fazem releituras da peça que simboliza nosso estilo”, explica.
SOB OS HOLOFOTES
Sempre aliada a grandes designers em seus 30 anos de existência, a paulistana La Lampe trouxe para o mercado de iluminação belos modelos criados no Brasil e por produtores internacionais. Neste momento de festa, a CEO Alessandra Friedmann, ao lado do estúdio Nada Se Leva, que faz a direção criativa, aposta na remodelação de produtos best-sellers, que ganharão novos materiais, e também em lançamentos especiais previstos para agosto.
BANHEIROS DE LUXO
Antes que fosse algo comum no Brasil, a Interbagno já produzia mobiliário sofisticado para o ambiente, além de metais e acessórios que ajudam na organização. Com o objetivo de tornar o espaço uma verdadeira sala de banho, ela revende ainda fabricantes internacionais, a exemplo da Duravit. “Para celebrar nossos 40 anos, faremos uma bela festa durante a Casa Cor SP”, conta Luiz Augusto Bianchi, gerente de marketing e integrante da segunda geração da família de fundadores.
TECNOLOGIA A FAVOR DA ÁGUA
Após adotar a sustentabilidade como lema, a catarinense Docol se tornou uma das referências do mercado de metais quando o assunto é economia hídrica. Comandada por Guilherme Bertani, a empresa completa 60 anos em 2016 focando em produtos com sistemas de filtragem. “Buscamos algo inovador e que melhorasse a qualidade do recurso em casa”, diz.
ÉPOCA DE RENOVAÇÃO
Criada há 70 anos em Carmo do Cajuru, MG, por João da Mata, a Lider Interiores se mantém uma empresa familiar. Tanto que Tiago Nogueira, um dos netos do fundador, é o atual diretor de marketing e um dos responsáveis pela reformulação da marca, que está investindo fortemente em design autoral. Os festejos para 2016 incluem a inauguração da loja na paulistana Al. Gabriel Monteiro da Silva, projetada pelo FGMF Arquitetos, e o lançamento de 30 novas peças.
PIONEIRISMO SOB MEDIDA
Quando a primeira Ornare abriu em São Paulo, há 30 anos, o objetivo do casal Esther e Murillo Schattan era oferecer armários produzidos com qualidade e agilidade industriais em projetos totalmente customizados. A dupla atingiu a meta e também se orgulha da excelência no atendimento. “Somos de uma geração que ajudou a profissionalizar o mercado de decoração”, diz Esther. Um evento especial na Casa Cor SP celebrará esses feitos.
NEGÓCIO FIO A FIO
“Podíamos escolher entre ser uma velha senhora acomodada ou uma que corre maratonas. Ficamos com a segunda opção”, conta Daniel Al Makul, sócio-diretor da Casa Fortaleza e representante da terceira geração à frente da marca, que completa oito décadas neste ano. A prova desse fôlego está no aprimoramento do comércio eletrônico – uma das próximas apostas da empresa.
TRAMAS BEM ELABORADAS
No início, ninguém imaginava que o pequeno fabricante de cadeiras de vime de Caxias do Sul, RS, um dia se tornaria um grande nome no setor moveleiro, com lojas em quase todo o território nacional e pontos de venda em outros 15 países. Segundo João Saccaro, diretor comercial e neto do patriarca, Albino Saccaro, as sete décadas da companhia serão lembradas com o lançamento de um livro de projetos — ícone e de uma coleção comemorativa, em meados do ano, desenhada por Roque Frizzo.