5 ideias para turbinar a área de lazer
Afinal, nada melhor do que curtir os dias de calor ao ar livre!
Afinal, nada melhor do que curtir os dias de calor ao ar livre. Nos projetos a seguir, veja ideias superbacanas para turbinar o visual de sua área de lazer:
Parede tropical
Com vegetação volumosa, o jardim vertical (Terra Fofa) rouba a cena na área criada pelos arquitetos Gil Cioni e Olegário de Sá. “Fizemos o muro verde com espécies tropicais e perenes, que exigem pouca água”, diz Olegário. De coloração esverdeada, seguindo a paleta do jardim, a pedra indonésia hijau (Palimanan) reveste a piscina e a área da ducha.
Mesa ao ar livre
Em meio ao jardim, o móvel de madeira de demolição, ladeado por cadeiras de ferro, é um convite para encontros a céu aberto. “A moradora adora armar festas neste canto”, conta o arquiteto Tito Ficarelli, sócio de Chantal Ficarelli no estúdio Arkitito, responsável pela obra. No chão, os pedriscos compõem uma solução simples e eficaz para fazer a forração e garantir a boa drenagem do solo. Além disso, a ideia do paisagista Walter Vasconcelos reforça o clima europeu do espaço.
Móveis versáteis
Projeto das arquitetas Sarah Bonanno de Almeida e Marina Cardoso de Almeida, do escritório Tria Arquitetura, este pátio, apesar de pequeno (são apenas 13 m²), é bem resolvido. Os banquinhos de madeira (Depósito Santa Fé) têm tratamento para ficar ao tempo e as almofadas (Tok & Stok) são confeccionadas com tecido impermeável. Já a lareira portátil (Mac Móveis) é versátil: pode receber lenha para aquecer os dias mais frios e gelo para resfriar bebidas na temporada de calor.
Cortinas para refrescar
Feito de tecido de poliéster (Donatelli) – mais resistente à incidência direta de sol –, o acessório garante a atmosfera praiana na varanda. “Além da função estética, o tecido também filtra a entrada de luz, o que deixa o ambiente mais fresco”, explica a arquiteta Maria Lavínia Noronha, que assina o projeto no Rio de Janeiro. Para completar o visual aconchegante do espaço, a mesa e as cadeiras são de madeira.
Muro com movimento
Em vez de um paredão chapado, os blocos vazados de concreto (Neorex) brincam com os volumes e ainda abrigam o jardim vertical no projeto da arquiteta Beatriz Zanini Castanho. A hera variegata ocupa todos os módulos, o que traz unidade à parede. “A espécie também é prática, já que exige apenas uma rega semanal”, explica. O pufe de corda da Tidelli dá o toque de cor ao espaço. Vela de piso da Etna e poltrona e banquinho de madeira do acervo do morador.