4 endereços em SP onde tomar café é um prazer garantido
Além das delícias do cardápio, estes espaços são visualmente inspiradores
1. Café Bienal: receitas saudáveis em prédio histórico
Operado pela PAO: Padaria Artesanal Orgânica, dos irmãos Rafael e Bruno Rosa, o local faz parte de uma série de iniciativas com o objetivo de ampliar o contato do público com o edifício de Oscar Niemeyer. “Como se trata de um imóvel tombado, tomamos o máximo de cuidado para respeitar suas formas”, explica o arquiteto José Rollemberg, autor do projeto com Denis Ferri, acompanhados pela equipe da Bienal. O café, com mobiliário assinado pela Ovo, ocupa um corredor que atravessa a largura do prédio e avança para uma varanda externa. Aberto todos os dias a partir das 9 horas, tem entre seus hits a tapioca com ovo mexido, o bolo de cenoura com cacau e os sucos especiais.
Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5082-2709.
2. HM Food Café: brunch disputado aos sábados
Moderno e descolado, esse café-restaurante fica na entrada do Studio Dama, um espaço compartilhado em Pinheiros, que abriga também um salão de cabeleireiro e uma loja de customização de motos. Idealizado pelos sócios Hesli Carvalho e Murilo Nogueira – que, por ser arquiteto, também assina o projeto –, o HM Food tem no cardápio várias delícias para começar bem o dia: paninis, pão de queijo (feito com queijo meia cura mineiro) e muffin de banana com doce de leite. No sábado, a partir das 10 horas, acontece um brunch com drinques e cardápio especial, em que a tostada de abacate com coalhada, rabanete e ovos mexidos está entre os destaques.
Rua Ferreira de Araújo, 1056, tel. (11) 3034-5319.
3. Cafeteria Jardin: cappuccinos em meio ao verde
A loja de plantas do casal Ina Amorozo e Jean Manuel nasceu primeiro, há dois anos, e a cafeteria há menos de um, quando o imóvel ao lado ficou vago. Mas a simbiose entre os espaços foi tão grande que hoje tudo parece uma coisa só. Os próprios donos assinam a decoração. “Compramos pedaços de madeira clara e fizemos bancos, mesas e balcões”, conta Ina. Conforme os vasos são vendidos e repostos, o ambiente muda de visual. O jeito de casa de vó segue nas receitas caseiras do menu, como o wrap quente de romeu e julieta, o brigadeiro de churros e a empada de gorgonzola. Aviso: o Jardin é uma boa opção para quem acorda tarde, pois só abre a partir do meio-dia.
Rua General Jardim, 494, tel. (11) 3151-3789.
4. Padaria da Esquina: Portugal contemporâneo
Comandado pelo chef português Vitor Sobral, o endereço, nos Jardins, oferece o melhor da panificação e da confeitaria da “terrinha”. Para o café da manhã, servido todos os dias a partir das 7 horas, uma boa pedida são as diversas opções de menus fechados, como o Évora. Embora o endereço seja voltado para receitas tradicionais, a arquitetura, assinada pela dupla portuguesa Sofa Duarte e João Mota (com a coautoria do brasileiro Herbert Holdfeder, do Offce 134), vai na direção oposta. Bem contemporâneo, é inspirado nas novas padarias lisboetas. “Os ladrilhos hidráulicos na fachada fazem referência aos azulejos portugueses, mas escolhemos uma padronagem P&B, que lembra as calçadas paulistanas”, conta Edrey Momo, um dos sócios.
Alameda Campinas, 1630, tel. (11) 2387-0149.