PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

4 endereços em SP onde tomar café é um prazer garantido

Além das delícias do cardápio, estes espaços são visualmente inspiradores

Por Reportagem Visual: Cristina Vasconcelos | Texto: Daniel Tavares
Atualizado em 15 abr 2024, 15h24 - Publicado em 13 jun 2017, 11h08
 (Renato Navarro/)
Continua após publicidade

1. Café Bienal: receitas saudáveis em prédio histórico

01a-4-enderecos-em-sp-onde-tomar-cafe-e-um-prazer-garantido
À esquerda, o mobiliário da Ovo convive com os pôsteres da Bienal de Arte de São Paulo (ao fundo). À direita, bolo de cenoura com cacau, bolo salgado de azeitonas, tartine com geleia de frutas vermelhas e requeijão artesanal, café expresso, pão de queijo com chia e linhaça e sucos. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Operado pela PAO: Padaria Artesanal Orgânica, dos irmãos Rafael e Bruno Rosa, o local faz parte de uma série de iniciativas com o objetivo de ampliar o contato do público com o edifício de Oscar Niemeyer. “Como se trata de um imóvel tombado, tomamos o máximo de cuidado para respeitar suas formas”, explica o arquiteto José Rollemberg, autor do projeto com Denis Ferri, acompanhados pela equipe da Bienal. O café, com mobiliário assinado pela Ovo, ocupa um corredor que atravessa a largura do prédio e avança para uma varanda externa. Aberto todos os dias a partir das 9 horas, tem entre seus hits a tapioca com ovo mexido, o bolo de cenoura com cacau e os sucos especiais.

Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5082-2709.

01b-4-enderecos-em-sp-onde-tomar-cafe-e-um-prazer-garantido
Em cima, o Café Bienal se estende por um corredor com mesas de vários formatos, como a retangular Voo e a redonda Carretel (Ovo). Embaixo e à esquerda, o espaço visto pelo lado de fora. À direita, para a varanda, cercada pelo verde do parque, Gerson de Oliveira e Luciana Martins, os designers da Ovo, criaram versões de área externa da cadeira 3D e da mesa Carretel. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

2. HM Food Café: brunch disputado aos sábados

4 endereços em SP onde tomar café é um prazer garantido
À esquerda, a mesa alta e os bancos foram desenhados por Murilo Nogueira, um dos sócios do local. Hanger do Studio Drê Magalhães. À direita, tostada de abacate com coalhada, rabanete e ovos mexidos, chá de hibisco e laranja e panqueca sem glúten de banana com nozes e melaço. ()
Continua após a publicidade

Moderno e descolado, esse café-restaurante fica na entrada do Studio Dama, um espaço compartilhado em Pinheiros, que abriga também um salão de cabeleireiro e uma loja de customização de motos. Idealizado pelos sócios Hesli Carvalho e Murilo Nogueira – que, por ser arquiteto, também assina o projeto –, o HM Food tem no cardápio várias delícias para começar bem o dia: paninis, pão de queijo (feito com queijo meia cura mineiro) e muffin de banana com doce de leite. No sábado, a partir das 10 horas, acontece um brunch com drinques e cardápio especial, em que a tostada de abacate com coalhada, rabanete e ovos mexidos está entre os destaques.

Rua Ferreira de Araújo, 1056, tel. (11) 3034-5319.

4 endereços em SP onde tomar café é um prazer garantido
Em cima, o balcão comunitário é um dos lugares mais concorridos do HM Food. Ao fundo, luminária de madeira de reúso. Embaixo e à esquerda, fachada do café-restaurante: o arquiteto transformou a antiga garagem do espaço em um endereço gastronômico. À direita, na vitrine, ficam expostas sobremesas, como o muffin de banana com doce de leite. ()

3. Cafeteria Jardin: cappuccinos em meio ao verde

4 endereços em SP onde tomar café é um prazer garantido
À esquerda, a janelinha para a rua: as plantas estão todas à venda. À direita, duas especialidades da casa: o cappuccino e o bolo de laranja com pedacinhos de chocolate meio amargo. ()
Continua após a publicidade

A loja de plantas do casal Ina Amorozo e Jean Manuel nasceu primeiro, há dois anos, e a cafeteria há menos de um, quando o imóvel ao lado ficou vago. Mas a simbiose entre os espaços foi tão grande que hoje tudo parece uma coisa só. Os próprios donos assinam a decoração. “Compramos pedaços de madeira clara e fizemos bancos, mesas e balcões”, conta Ina. Conforme os vasos são vendidos e repostos, o ambiente muda de visual. O jeito de casa de vó segue nas receitas caseiras do menu, como o wrap quente de romeu e julieta, o brigadeiro de churros e a empada de gorgonzola. Aviso: o Jardin é uma boa opção para quem acorda tarde, pois só abre a partir do meio-dia.

Rua General Jardim, 494, tel. (11) 3151-3789.

03b-4-enderecos-em-sp-onde-tomar-cafe-e-um-prazer-garantido
Em cima, no salão, uma parte das plantas fica presa no teto, diretamente no trilho das luminárias. Os móveis de madeira clara foram feitos pelo casal de proprietários. Embaixo e à esquerda, a fachada, no térreo de um predinho antigo, com algumas mesas na varanda. À direita, canecas de inox com suculentas: difícil resistir. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

4. Padaria da Esquina: Portugal contemporâneo

04a-4-enderecos-em-sp-onde-tomar-cafe-e-um-prazer-garantido
À esquerda, os arquitetos Sofa Duarte e João Mota projetaram as mesas de pínus e metal, que preenchem o salão. Cadeiras da Ato Furniture. À direita, o menu Évora, com frios, ovos mexidos, folheado, fruta do dia, geleia, manteiga, suco e dois pães de água. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Comandado pelo chef português Vitor Sobral, o endereço, nos Jardins, oferece o melhor da panificação e da confeitaria da “terrinha”. Para o café da manhã, servido todos os dias a partir das 7 horas, uma boa pedida são as diversas opções de menus fechados, como o Évora. Embora o endereço seja voltado para receitas tradicionais, a arquitetura, assinada pela dupla portuguesa Sofa Duarte e João Mota (com a coautoria do brasileiro Herbert Holdfeder, do Offce 134), vai na direção oposta. Bem contemporâneo, é inspirado nas novas padarias lisboetas. “Os ladrilhos hidráulicos na fachada fazem referência aos azulejos portugueses, mas escolhemos uma padronagem P&B, que lembra as calçadas paulistanas”, conta Edrey Momo, um dos sócios.

Alameda Campinas, 1630, tel. (11) 2387-0149.

04b-4-enderecos-em-sp-onde-tomar-cafe-e-um-prazer-garantido
Em cima, na área central da Padaria da Esquina, destaque para a estante expositora desenhada pelo arquiteto Herbert Holdfeder. Embaixo e à esquerda, em formato de caixote de concreto, a fachada recebeu ladrilho hidráulico com padronagem geométrica. À direita, o deque na lateral da construção acomoda mesinhas com vista para o jardim vertical. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

banner-maio-2017

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.