4 dicas para otimizar banheiros e lavabos pequenos
Truques como o uso de cores neutras e a instalação de espelhos ajudam na hora de aproveitar cada cantinho do espaço
Soluções para espaços pequenos são cada vez mais populares. Mas também há algumas medidas que você pode tomar na hora de montar o banheiro ou lavabo diminutos que ajudam a aproveitar a metragem. Falamos com Sergio Alarcon, diretor da Duravit do Brasil, e estas dicas vão fazer toda a diferença na hora da reforma. Confira:
1. Cores
As cores claras e neutras são famosas por valorizarem o entorno, refletirem a luz e causarem uma impressão de maior amplitude. “Não significa que o uso de tons mais fortes seja proibido, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o visual. O colorido é sempre bem-vindo nos detalhes, capazes de valorizar e alegrar a decoração”, diz Sergio.
2. Móveis auxiliares
O cuidado na hora de escolher os móveis é essencial: procure modelos que são multifuncionais e que se encaixam bem no espaço, evitando que o ambiente pareça cheio de coisas. “Prateleiras na vertical são as melhores opções para aproveitar o espaço. Caso prefira armários, opte pelos modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e dão a impressão de um banheiro maior”, conta.
3. Na pia
O mesmo cuidado com os móveis vale aqui – modelos mais compactos e que permitem uma maior organização devem ser priorizados. “Para as cubas, a dica é adotar os modelos de semi-encaixe, já que necessitam bancadas menores. Também vale optar pelas versões de canto, que aproveitam melhor os espaços”, diz Sergio.
4. Espelhos
“É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os espelhos, como evitar que fiquem próximos da luz, já que o reflexo pode causar incômodo e até quebrar o efeito de amplitude”, explica. Do mais, os espelhos são verdadeiros aliados na hora de trazr a sensação de amplitude – os modelos com armário embutido, por exemplo, tiram proveito da multifuncionalidade e economizam espaço.