4 dicas para decorar usando trepadeiras e pendentes
Quer inovar no décor? Coloque as dicas dos autores Igor Josifovic e Judith de Graaff sobre decoração com plantas pendentes e trepadeiras em prática!
A internet é poderosa. Foi por meio dela que Igor Josifovic e Judith de Graaff escreveram o livro Urban Jungle: Living and Styling with Plants (Selva Urbana: Vivendo e Decorando com Plantas, Callwey, $35). Os colegas criaram, no mundo virtual, uma grande comunidade de blogueiros, a Urban Jungle Bloggers, que compartilha conselhos sobre criar e decorar com vida verde nas metrópoles. A partir dos conhecimentos da comunidade e do livro, eles compartilharam os truques de uma grande tendência com o Architectural Digest: plantas pendentes e trepadeiras dentro de casa.
1. Estilizar trepadeiras é uma arte
Existem diversas maneiras de criar trepadeiras em casa. Uma das favoritas da dupla é adorná-las em torno de janelas, guiadas por linhas de pesca ou fitas. Na dúvida, eles sugerem o plantio em um vaso, deixando a espécie crescer livremente e sem muito planejamento. O resultado é uma aparência mais natural e até rústica, transformando a parede em um pedaço de selva urbano.
2. Existem muitas boas espécies de trepadeiras e pendentes
Entre as inúmeras espécies, a preferida de Igor e Judith é a flor-de-cera (Hoya carnosa), por causa de suas cores diversas e folhas fortes e vibrantes. Eles também consideram a jiboia (Epipremnum aureum), hedera e a flor-da-paixão (Passiflora incarnata) extremamente belas, boas escolhas para qualquer ambiente. Entre as pendentes, recomendam a trapoeraba-roxa (Transdescantia pallida) e zebrina, com seus tons arroxeados, e a suculenta colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).
3. A maneira como pendentes são expostas não precisa ser comum
É fácil pensar que, pela planta já possuir atrativo visual lembrando uma cascata de folhas, ela não precisa de mais nenhum adorno. Mas os autores incentivam a ousadia: “A tendência do macramé voltou. A peça clássica dos anos 70 está sendo reinterpretada em vasos de macramé suspensos”, comentam. Use e abuse da criatividade para criar jardins incríveis em sua sala, sem que eles encostem no chão.
4. Cada planta deve ser cuidada de maneira diferente
Da mesma forma que acontece com as suculentas, espécies de pendentes e trepadeiras, apesar de parecidas, requerem alguns cuidados diferentes. Judith e Igor enfatizam que, antes de investir em uma planta, o morador pesquise muito sobre ela. A regra geral, porém, é deixá-las saudáveis e limpas com podas frequentes.
Leia também: 6 ideias lindas para expôr plantas aéreas
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!