13 modelos de máquinas de lavar roupas, secadoras e tanquinhos
O espaço da lavanderia e o tamanho ada família devem ser considerados na hora de escolher a máquina de lavar. Aproveite as sugestões de especialistas e conheça 13 lançamentos de equipamentos, dos sofisticados aos mais simples.
Abertura superior ou frontal? Máquina de lavar e secar juntas ou separadas? Que capacidade escolher? Para responder as dúvidas sobre a escolha da máquina de lavar e de secar roupas é preciso observar o tamanho da sua lavanderia, as quantidade de roupa lavada semanalmente e, claro, a sua possibilidade de investimento. Abaixo, algumas orientações de especialistas e, nas fotos, as informações técnicas e os preços de cada um dos modelos escolhidos.
Cuidados na instalação
• Lavadoras e lava-e-seca precisam de pontos elétricos e hidráulicos exclusivos.
• Verimque sempre se a voltagem do aparelho é a mesma da tomada onde ele será ligado.
• Posicione os equipamentos em superfície plana e nivelada, o que evita trepidações, barulho e vazamentos.
• Premra instalar o aparelho com uma assistência técnica credenciada a fim de garantir a qualidade do serviço.
• Secadoras a gás pedem tubulações especiais para elas.
Fique de olho!
• A capacidade dos aparelhos refere-se aos tecidos molhados. Vinte camisetas ou oito calças jeans equivalem a 8 kg.
• Em geral, máquinas com abertura frontal lavam a roupa com menos água do que os modelos de abertura superior.
• Dispor de uma saída de água quente elimina a etapa de aquecimento na lavagem, economizando energia.
• No processo de secagem, alguns tecidos, como o algodão, podem encolher. Evite misturar peças de composições e peso diferentes.
• Verifique se o aparelho escolhido tem o selo Procel de emciência energética. A letra A é a que garante maior economia.
• O preço das lavadoras varia conforme sua capacidade e os recursos que elas possuem (displays eletrônicos, controles de nível de água, velocidade de centrifugação etc.) Procure os que realmente atendam às suas necessidades.
• Para quem não suporta barulho, os modelos sem correia e sem polia, mais silenciosos, são indicados.
• Se o orçamento anda curto, você pode optar por lavadoras mais simples ou tanquinhos, que lavam, mas não centrifugam. Mais baratos, eles têm funcionamento semiautomático e corpo de plástico. São ideais para casas no litoral, pois não oxidam.
• As centrífugas mnalizam o processo dos tanquinhos semiautomáticos, pois drenam a água das roupas. Mas, por vezes, a soma do valor dos dois aparelhos equivale ao preço de uma lavadora.
Como ter uma lavagem perfeita
– Separe as roupas entre brancas, coloridas e escuras. E os tecidos entre leves de pesados.
– Não use mais sabão do que o indicado. Para evitar manchas, dissolva o produto em água morna antes de colocá-lo no dispenser ou use sua formulação líquida.
– Não lave roupas de cama e banho juntas. As fibras que as toalhas soltam grudam nos lençóis e formam ‘bolinhas’ no tecido.
– Feche sempre zíperes e botões das roupas antes de lavá-las.
– Coloque as peças maiores no fundo do cesto e as menores na parte superior ou frontal da lavadora.
– Utilize sacos protetores com tela para evitar que meias e blusas de lã estiquem.
– O vinagre de álcool branco, além de ser bactericida e não poluente, substitui o amaciante, conserva melhor as cores e não deixa resíduos nas roupas.
– Não exagere no molho: mais do que 60 minutos, a sujeira se espalhará ainda mais na roupa.
– Alvejantes devem agir no máximo por 15 ou 20 minutos – o cloro degrada as fibras e as enfraquece.
– Na hora de secar, sacuda bem a roupa e a estenda no varal, em cabides, sem deixar dobras ou franzidos. Use o mínimo possível de pregadores, eles marcam o tecido.
– Roupas vermelhas devem ser lavadas sozinhas. Este pigmento se solta mais fácil e pode manchar inclusive roupas escuras.
Fonte: Personal organizers Cristina Papazian, do blog Organize Assim, e Vera Corradi, formada pela OZ! Organize sua vida.
Sanfona: Que cuidados básicos você deve ter com sua máquina
– Máquinas lavadoras e secadoras devem ser posicionadas em local arejado, de superfície plana e nivelada e a no mínimo dez centímetros da parede e outros móveis. Esse cuidado evitará trepidações, barulhos e vazamentos.
– Para lavadoras e lava-e-seca são necessários dois tipos de instalação: elétrica e hidráulica, já que elas precisam de energia e água para funcionar.
– Entrada de água: A pressão que chega à entrada do produto não deve estar acima ou abaixo das pressões mínima e máxima estipuladas no manual do consumidor. É também recomendável uma torneira exclusiva. Caso não haja, a do tanque pode ser usada.
– Saída de água: Deve ser respeitada a altura do dreno, pois se ele estiver abaixo do recomendado, a lavadora não completará o nível de água necessário para o seu funcionamento. E se estiver acima, não será possível escoar a água. A mangueira de escoamento pode ser instalada no próprio tanque ou num cano exclusivo, que deve ser, no mínimo, 5 centímetros de diâmetro, para evitar refluxo.
– Antes de ligar o produto na energia, verifique se a tensão (voltagem) de alimentação, indicada na etiqueta no cabo de força, é a mesma da tomada onde ela será ligada (127V ou 220V). Também não é recomendado o uso de adaptadores ou extensões ou ligações.
Fonte: Victor A. Dantas, gerente geral de serviços ao consumidor da Whirlpool, empresa detentora das marcas Brastemp e Consul.
Quais as principais diferenças entre lavadoras com abertura frontal e superior?
Fonte: Victor A. Dantas, gerente geral de serviços ao consumidor da Whirlpool, empresa detentora das marcas Brastemp e Consul.