11 dúvidas para quem vai projetar ou reformar uma cozinha
Veja respostas de profissionais para as dúvidas mais comuns sobre cozinhas
1. Por onde começar?
Primeiro, avalie o uso do ambiente e as necessidades da família. “Depois, defina os eletrodomésticos e o espaço de cada um”, diz a designer de interiores Daniela Cianciaruso, da Díptico. Isso ajudará a compor a planta e o orçamento nas lojas.
2. Qual o erro mais comum?
“Não planejar o local”, afirma o arquiteto Guilherme Torres. É essencial pensar em pontos de elétrica, hidráulica e na circulação, entre outros itens. “Cuidados assim evitam problemas como deixar as passagens apertadas”, fala a arquiteta Vanessa Féres.
3. O que não pode faltar?
“Armários bem dimensionados e distribuídos”, responde a arquiteta Deborah Roig. Praticidade é indispensável para a designer de interiores Fabiola Galeazzo, da D2N Arquitetura. “O triângulo formado de geladeira, fogão e pia ajuda no cotidiano”, aponta.
4. Planejada ou marcenaria?
“O processo industrializado minimiza erros e agiliza a entrega”, diz o arquiteto Ricardo Miura. “Em contrapartida, o marceneiro pode propor soluções diferentes por não ter de seguir uma modulação”, fala a designer de interiores Adriana Fontana.
5. As medidas são rígidas?
Depende. “Alguns têm mais facilidade de adaptação”, conta o arquiteto Flávio Butti. “Certas lojas oferecem até 1 cm de variação entre as modulações”, afirma a arquiteta Marí Aní Oglouyan. Há, ainda, marcas que produzem os armários sob medida.
6. Como escolher a loja?
Guilherme sugere conferir trabalhos entregues, seguir indicações e pesquisar sites como o Reclame Aqui. “Avaliar a qualidade das ferragens, as opções de acabamento e, óbvio, a garantia oferecida também é fundamental”, afirma Daniela.
7. Como eleger acabamentos?
“Tenha em mente todos os materiais, não só dos móveis mas também de pisos e paredes para o conjunto ficar harmônico”, indica Flávio. “Atente-se, ainda, à durabilidade, pois no ambiente há gordura, calor e umidade”, lembra Fabiola.
8. O que encarece o projeto?
“Gavetões, revestimentos de aço e vidro”, enumera Vanessa. Os acessórios também sobem significativamente o orçamento. “Se a ideia é baratear, prefira portas em vez de gavetas, pois as primeiras requerem menos ferragens”, recomenda Fabiola.
9. O que observar na entrega?
Ver se a montagem corresponde ao projeto executivo. “Cheque dimensões, acabamentos e aberturas de portas”, alerta Marí Aní. “Fique de olho se os móveis vieram com fundo e se ele tem a espessura adequada”, acrescenta Adriana.
10. Como fazer o pagamento?
Segundo Deborah, deve-se dar o sinal após aprovar o layout. “Por garantia, vincule pelo menos uma parcela à entrega e outra à data da revisão da montagem”, ensina Marí Aní. Só quite à vista se a loja for de confiança ou se houver descontos consideráveis.
11. Quais os segredos para ter uma cozinha perfeita?
“Um bom trabalho em parceria com a empresa, um projeto criativo e a escolha acertada do fabricante”, pontua Flávio. “A proposta deve atender ao dia a dia do proprietário e ser um reflexo dele”, resume Deborah.