10 vezes em que a desordem foi bem-vinda no décor
Qual é a diferença entre bagunça e desordem? Os ambientes selecionados provam que até os espaços repletos de objetos tem seu charme
A bagunça e a desordem são diferentes: a primeira, caótica, atrapalha nossa busca pelos objetos dentro de casa e enfeia a decoração. A segunda nem tanto: um pouquinho de desordem se traduz pela falta de lógica na arrumação ou a presença de objetos demais no ambiente, sem que este esteja necessariamente bagunçado. Ela consegue até ser bonita! Estes ambientes provam:
Cada centímetro deste quadro está ocupado por fotos que inspiram o morador. A criatividade na hora de separar e colocar as imagens na superfície prevaleceu sobre a organização por tamanhos, cores ou formatos.
Neste caso, o quadro de inspirações se tornou uma parede inteira. Ocupada principalmente por pinturas, o estilo combina com o atelier de um artista. Outros pertences, como pinceis e utensílios, estão na mesa, fáceis de encontrar.
,
Alguns livros estão perfeitamente organizados. Ao lado da cadeira, um ponto fora da curva: outros livros, fora do lugar, foram empilhados para criar a mesa do canto de leitura.
São tantos livros nos nichos deste balcão que mal há espaço para eles! No fim, foram colocados como deu e o morador gosta assim.
Esta sala é a epítome do estilo boêmio, com vários objetos antigos e garimpados. Um deles é o móvel que ocupava o hall de prédios como caixa de correio, agora abrigando várias plantas. Os livros colocados de maneira desequilibrada nas prateleiras também colaboram para a aparência de “cheio” que o espaço possui.
Nenhum móvel combina nesta sala de estar: as cadeiras são diferentes, o arranjo de mesa é fora do comum e os pratos na parede não tem muito a ver com o resto do décor. Mesmo assim, juntas, as peças formaram uma união desordenada que deu certo.
A primeira peça comprada foi o carrinho de bar branco. A moradora, a stylist Alaina Kaczmarski, porém, achou que ela perdia o impacto em frente à parede da mesma cor. Para destacá-la, criou um mural com imagens que já possuía, em molduras diferentes, e adicionou uma torre de livros ao seu lado.
As mantas guardadas nesta casa não combinam: as cores, padrões e tecidos são todos diferentes. A mistura acaba trazendo espontaneidade ao décor.
As prateleiras abertas, tendência da decoração, exibem a louça e outros acessórios da cozinha. Se elas não são padronizadas a desordem impera, mas para alguns os itens descombinados trazem uma atmosfera charmosa.
Um dos conselhos dados frequentemente para a decoração é combinar os livros da estante aos vasos, caixas e outros enfeites, liberando espaços no móvel. Quando os livros são muitos, fica difícil fazê-lo! Na foto, as edições foram empilhadas ao gosto do morador, com uma prateleira inteira dedicada a garrafas e acessórios.
Leia também:
8 erros de organização que deixam a casa bagunçada (e como evitá-los!)
21 peças que vão te ajudar a organizar a casa
7 dicas para organizar a cozinha e nunca mais bagunçar