Troca-troca virtual: livre-se do que não presta e adquira objetos bacanas
Se você não quer mais o vestidinho, tem quem queira nos sites de barganhas! E neles dá pra caçar achados incríveis!
Troque roupas, acessórios, livros, CDs, jóias e até casa na praia
Foto: Getty Images
Todo mundo tem algo encalhado em casa. Em vez de jogar no lixo, troque o que você não usa mais por alguma coisa útil. Essa é a proposta dos sites de troca-troca virtual. Neles, é possível trocar de tudo: roupas, acessórios, livros, CDs, joias e até casa na praia.Aproveite o Mês do Consumo Consciente, ação que do Ministério do Meio Ambiente para alertar a população sobre perigos do consumo desenfreado, e aposte nessta ideia. Seu bolso e o planeta agradecem!
De eletrônicos a joias
XCAMBO Xcambo.com.br
Não pense que o que você tem não vale nada. O mais engraçado do Xcambo é poder trocar qualquer coisa por… qualquer coisa mesmo! Lá tem batedeira, computador, moto e até casa na praia, tudo esperando para ser negociado. A ideia do site é que cada um seja cara de pau e saia testando: aquela batedeira que está encostada no seu armário pode mesmo se transformar na cômoda que você quer muito, por exemplo. Para ver as ofertas, você só precisa fazer um cadastro. O site não cobra taxa nas negociações e tem muita variedade!
Roupas e acessórios
BAZAR DA ESTILO abr.io/trocatroca
A revista ESTILO tem um grupo de troca bem legal no Facebook. Por lá, as meninas trocam roupas, sapatos e acessórios. Como o grupo tem mais de 19 mil participantes, é possível encontrar peças para todos os tamanhos e gostos. Taí uma boa forma de renovar o guarda-roupa sem gastar dinheiro! Você precisa pedir autorização pra fazer parte da página e aguardar aprovação. Depois da troca, há espaço para deixar um recadinho com boas (ou más) recomendações no mural do grupo.
Livros, DVDs, games…
DESCOLAAÍ descolaai.com.br
Aquele montão de livros que você já leu ou nem planeja ler pode ter um destino mais útil do que a estante. No site DescolaAí, você encontra gente interessada em trocar não só livros, mas também CDs e DVDs. É possível fazer um cadastro rápido pelo seu perfl no Facebook. As negociações são feitas diretamente com os interessados, basta combinar com a outra pessoa que tipo de frete vocês preferem (o valor será por conta vocês). O site cobra uma taxa de R$ 2 em cada negociação.
OUTRAS BARGANHAS DA REDE
TOMA LÁ DÁ CÁ (tomaladaca.com.br): Cheio de fotos, dá pra conferir quase que de pertinho os detalhes dos produtos oferecidos. O site tem artigos eletrônicos, instrumentos musicais e até brinquedos.
TROCAS 1000 (trocas1000.com.br): Logo de cara já se pode conferir os últimos produtos cadastrados. Quem não quer trocar, pode comprar ou vender tem espaço para todo tipo de transação.
E-TROCAS (etrocas.com.br): Depois de se cadastrar, toda a negociação é desenvolvida pelo site. Os usuários recebem os e-mails que intermediam as propostas, desde a primeira especulação até o fechamento do negócio.
NÃO CAIA NUMA FURADA!
■ A regrinha de ouro é perguntar! Será que aquela roupa tem algum defeito? Ou o livro está com alguma página rasgada? Isso evita surpresas desagradáveis.
■ Lembre-se de guardar no seu computador todas as conversas sobre a negociação (assim você tem como provar tudo o que foi combinado em caso de desentendimento).
■ Também faça a sua parte e siga o combinado: coloque o produto no correio na data certa e veja se ele está bem embalado.
■ Pesquise referências sobre a pessoa com quem está negociando. Uma dica é perguntar a outros usuários que já trocaram com ela se o negócio funcionou bem.