PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Saiba como aproveitar o 13º para pagar contas e ainda fazer compras de Natal

A melhor maneira de usar este dinheiro extra é com inteligência! Nada de sair gastando com um vestido caríssimo antes de conferir o seu saldo.

Por Silvia Regina (colaboradora)
Atualizado em 15 jan 2020, 00h04 - Publicado em 26 nov 2014, 15h13
Yaruta/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Os especialistas são unânimes em afirmar que se você tem alguma dívida, ela deve ser quitada ou negociada com esse dinheiro, como ensina a educadora financeira Cássia D’Aquino:

As pessoas enxergam o 13º salário como se ele fosse um presente, mas é preciso ser sensato. Tenha coragem, some todas as dívidas e verifique qual sua real capacidade de pagá-las. Comece negociando aquelas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial

Mesmo se o 13º não der para quitar tudo, você consegue, pelo menos, parcelar e começar a amortizar o débito. Lembre-se de se planejar para honrar as próximas prestações. E atenção: não caia novamente nesse problema no ano que vem. De acordo com o educador financeiro Álvaro Modernell, de cada cinco pessoas endividadas, quatro estão nessa situação por descontrole, ou seja, porque gastaram mais do que sua capacidade financeira.

Para quem não tem

Parabéns! Você se controlou direitinho e chegou ao fim do ano sem pendências. Agora é o momento de abrir a mão e gastar todo o dinheiro? De jeito nenhum! O correto é dividir o valor em três partes. “Use uma delas para se dar um presente. A segunda parte vai para os gastos de fim de ano, como presentes, ceia e para as contas que chegam em janeiro. Uma terceira parte deve ser poupada”, ensina Álvaro Modernell.

Fuja das tentações de fim de ano

  • Determine quanto de dinheiro tem disponível para gastar. É melhor não dar presente a ninguém do que se endividar.
  • Jamais parcele as compras de Natal. A fatura chegará em janeiro, mês típico de grandes despesas, como material escolar e IPVA do carro.
  • Não caia no conto do “desconto por tempo limitado”. Essa é só mais uma tática para pressioná-la a comprar.
  • Não se preocupe em dar presentes caros. Uma lembrancinha ou um gesto de carinho também agradam. Lembre-se do quanto pode gastar com essas compras.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.