Com o financiamento da Caixa Econômica, você já pode sonhar com a casa própria
Foto: Divulgação
Você quer comprar, os bancos querem vender. Aproveite que há linhas de crédito sobrando no mercado para quem quer financiar um imóvel e escolha o negócio que mais se encaixa no seu orçamento. Depois, é só curtir o “lar, doce lar”
Infelizmente ainda são poucos os felizardos que podem comprar um imóvel à vista. A grande maioria dos brasileiros rala muito para juntar uma entradinha e recorre aos bancos para financiar o restante. É o seu caso?
Então boa notícia: este é um ótimo momento para colocar em prática o plano da casa própria. Os bancos estão oferecendo cada vez mais linhas de crédito e – a melhor parte! – disputando clientes a tapa.
Além disso, seguindo uma regrinha básica da economia de mercado, quanto maior a concorrência, menores são as taxas cobradas, certo?
Pesquisa e muita atenção
No entanto, como com tudo o que envolve dinheiro (e muito!), é preciso ter cuidado para não se precipitar e transformar o sonho em pesadelo.
O primeiro passo para conseguir um bom financiamento é ir até um banco e conversar com o gerente. Ele vai lhe fazer uma série de perguntas para definir qual linha de crédito se adapta ao seu perfil. Repita este mesmo processo com o maior número de bancos que conseguir.
“Não é necessário ser correntista de um banco para conseguir um financiamento. Pesquise bastante, pois as taxas costumam variar – e só economiza quem procura”, afirma Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em São Paulo.